365 Dias com Santo Agostinho

Setembro

01 de setembro

Cristo, nosso caminho

Disse Jesus: “Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida”. Ele quis dizer: é através de Mim que você vem; a Mim você vem; em Mim você permanece. De que modo você deseja ir? Eu sou o caminho. Aonde você deseja ir? Eu sou a Verdade. Onde você deseja permanecer? Eu sou a Vida.

Cristo, enquanto Deus, é o paraíso ao qual nos dirigimos. Enquanto homem é o caminho pelo qual devemos seguir.

– Doutrina Cristã 1,34

Oração: Ó Senhor, meu Deus, sigo e amo somente a Vós; e apenas por Vós procuro. Estou preparado para vos servir.

– Solilóquios 1,15

02 de setembro

O testemunho da criação

Quando questionei a terra, ela respondeu: “Eu não sou Deus”. Perguntei aos céus, ao sol, à lua, às estrelas, todos disseram: “Nenhum de nós é o Deus que você procura”. Então eu disse: “Fale-me de meu Deus”.

Com veemência exclamaram: “Foi Ele quem nos fez”. Os céus, a terra e tudo que há neles, todas as coisas disseram-me para amá-Lo.

– Confissões 10,6

Oração: Fostes Vós, Senhor, Quem criastes os céus e a terra. Porque sois belo, eles são belos; porque sois bom, eles são bons; porque existis, eles existem.

– Confissões 11,4

03 de setembro

O Senhor habita em mim

Nós, Senhor, estáveis comigo e eu não estava convosco. Disforme, lançava-me sobre essas belezas que criastes. Lá eu procurei por Vós.

Eis que habitáveis dentro de mim e eu lá fora a procurar-Vos. Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria se não existisse em Vós.

– Confissões 10,27

Oração: Fazei que eu Vos conheça, Ó conhecedor de mim mesmo, sim, que Vos conheça como de Vós sou conhecido. Ó Virtude da minha ala, entrai nela, adaptai a Vós, para a terdes e possuirdes sem mancha nem ruga.

– Confissões 10,1

04 de setembro

Amando o próximo

Os que amam a Deus não podem despreza-Lo quando Ele ordena que amemos ao próximo. E aqueles que dedicam ao próximo um amor espiritual e sagrado amam a Deus.

Então, amemos uns aos outros. Convençamos os outros a se amarem, amando a Deus. Dessa forma, estaremos fortemente unidos e seremos o Corpo do qual Deus é a cabeça!

– Sermão de João 65,2

Oração: Reforçai minha fé, Senhor, minha esperança e meu amor! Quão maravilhosa e incomparável é Vossa bondade!

– Solilóquios 1,1

05 de setembro

O Senhor edifica a casa

A menos que o Senhor edifique a casa, os construtores trabalharão em vão, declara o Salmista. Quem são os que trabalham para edificar? São todos aqueles que na Igreja pregam a palavra de Deus, os Ministros dos Santíssimos Sacramentos. Deus constrói através deles; é Ele quem comanda, aconselha, inspira e abre mentes para a fé.

– Comentário do Salmo 126,1

Oração: Senhor, tenho desejado uma única coisa: viver em Vossa casa todos os dias da minha Vida para diariamente encontrar-me com o Vosso brilho.

– Comentário do Salmo 26,17

06 de setembro

Ó Beleza, tão antiga e tão nova!

Tarde Vos amei, Ó Beleza, tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Chamastes-me com uma voz tão forte que rompestes a minha surdez. Brilhastes, cintilantes e logo afundastes minha cegueira! Exalastes perfume: respirei-o, suspirando por Vós. Saboreei-Vos e agora tenho sede e fome de Vós. Tocastes-me e ardi no desejo de Vossa paz.

– Confissões 10,27

Oração: Minha fé, Ó Senhor, a qual me foi dada da humanidade de Vosso Filho, invoca-Vos.

– Confissões 13,8

07 de setembro

Admiração pelos dedicados

Como podemos auxiliar, admirar e aprovar aqueles que renunciam e deixam de lado os prazeres do mundo, vivendo numa sociedade pura e sagrada!

Eles passam todo o tempo orando, lendo e discutindo, sem nenhum traço de orgulho, demonstração de contentamento ou de inveja. Em silêncio, modesta e pacificamente, suas vidas estão em perfeita harmonia e íntegra devoção a Deus.

– A Moral da Igreja Católica 31,67

Oração: Daí-Vos a mim, ó meu Deus; entregai-Vos a mim. Eu Vos amo; se é ainda pouco, fazei que Vos ame com mais força.

– Confissões 13,8

08 de setembro

Maria e a Igreja

Maria é sagrada e abençoada. A Igreja é ainda superior a Maria. Por que? Porque Maria é uma parte da Igreja, um membro sagrado do Corpo. Se Maria é uma parte  do Corpo, está claro que o Corpo é superior a Maria.

– Sermão72A,7

Oração: Que a Beleza e a Palavra de Deus venham a nós para que possamos contempla-las com os olhos do coração. Ele foi belo no ventre da Virgem Maria; mesmo tornando-se humano, não perdeu Sua divindade.

– Comentário do Salmo 44,3

09 de setembro

Cristo e seus seguidores

Quando os cristãos recebem Cristo, servem-se uns aos outros e Cristo rejubila-se e considera dEle o que s seus membros pertence.

Em nossa jornada, devemos representar a Cristo onde e quando for preciso.

– Sermão236,3

Oração: Aperfeiçoai meu amor que se vê preso às trevas deste mundo. Elevai meus desejos para que eu possa enriquecer-me apenas com boas coisas.

– Comentário do Salmo 17,34

10 de setembro

A promessa que todos devem cumprir

Não faça promessas se não pode cumpri-las. Quais são as nossas expectativas em relação a elas?

A promessa de crer em Cristo, esperando por uma vida eterna nEle, um modelo ideal de boa conduta. Quando as outras promessas, deixe que cada um de nós faça de acordo com seus desejos. Mas que tenhamos o cuidado de observar o que temos feito.

– Comentário do Salmo 75,16

Oração: Senhor, tudo que sou, sou graças à Vossa misericórdia.

– Sermão 16,6

11 de setembro

O caminho da Verdade

Esteja seguro de que abusar da severidade, da esperteza ou da excessiva autocrítica não traz benefícios.

Antes educar que comandar, antes persuadir do que ameaçar. Este é o modo com que devemos lidar com as pessoas em geral, reservando a severidade para os pecadores e incrédulos.

Se fizermos ameaças, as façamos com pesar, nos termos das Escrituras Sagradas e do mundo que há de vir. Desse modo não estaremos apreensivos por sabermos que Deus será responsável por nossa palavras.

– Carta 22,5

Oração: Dou-Vos graças e louvor, Ó meu Deus e meu Mestre, a Vós que batestes às portas dos meus ouvido e me iluminastes o coração. Arrancai de mim toda tentação.

– Confissões 10,31

12 de setembro

Ame ao Criador na criatura

Deus é nossa esperança. Ele está sobre todas as coisas. É Ele quem torna as coisas mais belas e mais poderosas.

Aprenda a amar a Deus nas criaturas e nas coisas por Ele feitas.

– Comentário do Salmo 39,9

Oração: Somente a Vós sigo e amo, Ó Senhor. Somente a vossas regras pretendo submeter-me.

– Solilóquios 1,1

13 de setembro

A caridade é a raiz

Observe as árvores. Elas inicialmente buscam as profundezas da terra para crescerem altas. Dirigem suas raízes às profundezas para subirem em direção ao céu.

Você deseja alcançar as alturas sem ser caridoso? Procura os céus sem possuir raízes na Terra?

– Sermão 117,17

Oração: Ai de mim! Quão alto sois nas alturas e quão profundo nos profundos abismos! Nunca vos apartais de nós, e contudo, com que dificuldade nos voltamos para Vós.

– Confissões 8,3

14 de setembro

O mistério da cruz

Saiba disso: assim como a madeira da arca salvou o justo do dilúvio, a madeira da cruz de Cristo, o Rei da Igreja, nos salvará se nos afogarmos nos mares do mundo.

Através do símbolo da cruz de madeira. Ele oferece aos humanos a representação do julgamento por vir e da salvação do justo.

– Instruções Catequéticas 31

Oração: Senhor, que salvais os que a Vós voltam, redimi nossos pecados para que possamos vir a Vós.

– Comentário do Salmo 17,15

15 de setembro

Orgulho: começo do mal

As pessoas não procederiam mal se antes não existisse o mal. O que mais, além do orgulho, poderia dar origem ao mal? O que mais poderia ser o orgulho senão sentir-se superior ao que é?

Se Deus, o mais sublime de todos os seres, se propõe a ser a base de nossa almas, quem somos nós para termos a prepotência de desejarmos ser mais do que permite a nossa própria condição?

– Cidade de Deus 14,4

Oração: O que mais eu posso esperar de Vós, Ó Jesus? Vós criastes todas as coisas, tendo sido entre elas criado, Ó Filho de Deus e do homem. Que venham a Vós os nobres e puros de coração.

– Sagrada Virgindade 35

16 de setembro

Vocês são obras de Deus

Se você exalta as obras de Deus, exalte a si próprio, pois você é obra de Deus. Aqui está o meio de glorificar-se sem ser arrogante.

Não louve a si mesmo, mas ao Deus que está em você. Orgulhe-se não por ser este ou aquele tipo de pessoa, mas porque você foi feito por Deus; não porque é capaz de fazer isto ou aquilo, mas porque ele trabalha em você e através de você.

– Comentário do Salmo 144,7

Oração: Olhai, Senhor! Nós somos o vosso pequeno rebanho! Sede o nosso possuidor!

 – Confissões 10,36

17 de setembro

A única meta

Sabemos que estamos caminhando juntos. Se seus passos são lentos, ultrapasse-nos. Não invejaremos você, mas tentaremos alcança-lo.

Entretanto, se você se considera capaz, alcance-o. Nossa única meta é esta e todos estamos ansiosos para atingi-la, embora a velocidade com que façamos isso possa ser diferente de um para o outro.

– Sermão do Novo Cântico 4,4

Oração: Suspiremos todos por Cristo! Ele deve ser o objeto de nosso desejos, Ele que ama as pessoas repulsivas por faze-las belas. Voltemo-nos a Ele; por Ele choremos.

– Sermão 10,13

18 de setembro

Remova os males sociais pela Educação

Com certeza não é pela aspereza ou pela severidade e por métodos dominadores que serão removidos os males sociais. É antes pela educação que pelo comando, pela persuasão que pela ameaça.

– Carta 22,5

Oração: Ó Senhor, Vós sois a luz da minha alma, o pão do meu espírito, o poder fecundante da minha inteligência e o seio do meu pensamento!

– Confissões 1,13

19 de setembro

Os verdadeiros líderes

Os verdadeiros líderes são aqueles que intentam atender as necessidades de seus subordinados. Devem procurar vantagens não para si, mas para aqueles que a ele se subordinam.

Há líderes que se deleitam ao invés de atender aos outros, buscando glórias e preocupando-se com suas próprias conveniências. Estes alimentam-se a si próprios, não aos seus rebanhos.

– Sermão 46,1

Oração: Livrai-me, Senhor, de meus erros e das ofensas alheias que me prendem e afligem. Expulsai o mal de meu coração; libertai-me das garras da malícia!

– Comentário do Salmo 18,13

20 de setembro

Amor pelos pecadores

Fundamentalmente, a marca que distingue aqueles que seguem a Cristo é que eles amam os pecadores e detestam, apenas, os pecados.

Quando precisam julgar a má conduta, não fazem com ódio ou crueldade, mas com justiça e moderação, para que o perdão não seja mais prejudicial ao pecador que a própria punição.

– Resposta a Adimantus 17

Oração: Senhor, se este mundo me persegue e volta-se contra mim, fixai minha esperança nas preces de meu coração.

– Comentário do Salmo 16,3

21 de setembro

Ímpeto e calma

Aqueles que compreendem mais rapidamente devem se perceber ao lado dos mais lentos. Quando um é mais rápido que o outro, este deve ajudar o companheiro, não o contrário.

Se o que compreende mais rápido não esperar pelo seu companheiro, este não poderá acompanha-lo; aquele, então, deve guia-lo e não abandona-lo.

– Comentário do Salmo 90 (2),1

Oração: Desejo viver na casa do Senhor todos os dias de minha vida, onde tudo é maravilhoso, onde é possível verificar sua satisfação ao presenciar nossa contemplação.

– Comentário do Salmo26 (2),8

22 de setembro

Todos temos um mestre

Lembrar que as obrigações de meus alunos também são minhas – tal deve ser minha atitude quando ensino. Conseqüentemente, não falo como mestre, mas como ministro, não para discípulos, mas para companheiros, não para servos, mas para amigos.

Todos temos um mestre, cuja escola está na terra, mas cujos assentos estão nos Céus.

– Sermão 242,1

Oração: Aquele que Vos ama, Ó Senhor, amando-Vos quando Vós lhe mandais, não se afasta de Vós para si mesmo, porque Vós, Ó meu Deus, lhe mostrais a face e o saciais. Esta é a casa de Deus, mansão que não é terrena nem sequer formada de matéria celeste ou corpórea, mas espiritual e participante da Vossa eternidade, porque permanece eternamente imaculada.

Confissões 12,15

23 de setembro

Renovação em Cristo

A velhice tem várias conseqüências: tosse tremor, perda de visão, ansiedade, cansaço. O mundo é velho e também repleto de tribulações.

Não se recuse a dedicar sua juventude a Cristo, que diz: “O tempo está passando. Não tema. Sua juventude será renovada”.

– Sermão 81,8

Oração: Ó casa resplandecente e pura, por ti suspiro. Achei errante como a ovelha desgarrada, mas espero ser reconduzido para dentro de ti, aos ombros Daquele que é meu pastor e teu arquiteto!

Confissões 12,15

24 de setembro

Teste sua vocação

Como pode você decidir quais devem ser os excluídos do monastério? Se desejar encontrar os infiéis, teste-os.

Muitos têm prometido a si mesmos corresponder às incumbências sagradas desse modo de vida. Submeta-os a uma prova de fogo, teste suas vocações.

– Comentário do Salmo 99,11

Oração: Sejai, Senhor, meu Salvador; não me abandonai. Peço-Vos apenas que deixais que eu viva em Vossa casa todos os dias de minha vida.

– Comentário do Salmo 26,17

25 de setembro

A graça divina

Nenhum de nós faz nenhuma coisa de bom a não ser com o auxílio da graça de Deus. O que fazemos de mal vem de nós mesmos; o que fazemos de bom vem com a ajuda de Deus.

Portanto, devemos agradecer a Deus, pois Ele faz o que é possível. E, quando fazemos o bem, não devemos insultar os que não agem da mesma forma.

– Comentário do Salmo 93,15

Oração: Senhor, Vós amastes a verdade, pela qual quem a pratica alcança a luz. Quero também a praticar no meu coração, confessando-me a Vós, e nos meus escritos, a um grande número de testemunhas.

– Confissões 10,1

26 de setembro

Você deve amar

Aquele que roga a Deus é ajudado pelo jejum, pela meditação e pelos martírios do corpo. No que se refere a isso, cada um de nós deve fazer o que pode.

Dessa forma, o fraco não atrapalhará o forte e este não pressionará o fraco. Você deve sua consciência a Deus. Aos outros você deve unicamente o amor.

– Carta 130,16

Oração: Ó Virtude da minha alma, entrai nela, adaptai-a a Vós, para terdes e possuirdes sem manchas nem rugas.

– Confissões 10,1

27 de setembro

A oração e a saúde do corpo

Indubitavelmente é bom clamar a Deus por saúde física. Caso perceba que isto será bom para você, Ele atenderá. Se Ele não o fizer, é porque não lhe seria vantajoso.

Portanto Deus faz o que é melhor para nós. Procuremos apenas o que libertará nossos corações do pecado.

– Sermão de João 7,12

Oração: Seja eu um protegido por Deus, pois apenas nEle serei salvo. A não ser que Vós sejais meu alívio, meus males jamais serão curados.

– Comentário do Salmo 70,5

28 de setembro

Deus corrige-nos para nosso bem

Evidentemente não é verdade que o grito de alguém que se submete a uma operação dolorosa deva ser atribuído ao cirurgião que a realiza. Seria o cirurgião tão cruel para continuar maltratando o paciente, ouvindo seus gritos de dor?

Do mesmo modo, você deve clamar pedindo socorro a Deus. Você pode buscar a Deus, mas a ajuda virá apenas se você for correto com Ele. Com isso você não perecerá e não será afastado do rebanho, devorado pelo leão.

– Sermão de João 7,12

Oração: Ouvi, Senhor, a oração para que a minha alma não desfaleça sob a Vossa lei, nem esmoreça sem confessar as misericórdias com que me arrancastes de perversos caminhos.

– Confissões 1,6

29 de setembro

Ajudando o necessitado

Guiados pela fé, faremos boas obras. Dediquemos às causas de Deus um amor íntegro e ao próximo, um amor vigoroso. Não há nada que possamos fazer por Deus, mas existem coisas que podemos e devemos fazer ao nosso próximo. Ajudando os que necessitam, alcançaremos a recompensa divina, que é a fonte de toda abundância.

Façamos pelos outros o que pudermos. Ofereçamos aos necessitados o que é abundante para nós.

– Sermão 41,9

Oração: Mantenha seus olhos fixos no Senhor, que Ele o guiará.

– Comentário do Salmo 75,16

30 de setembro

Não nos deixe cair em tentação

Algumas pessoas não acreditam ser possível receber ajuda divina para não pecar, já que os desejos pecaminosos são próprios de nossa natureza. Assim, de acordo com os que assim pensam, não é necessário orar para que não caiamos em tentação.

Tal opinião é um grave erro, contrário à nossa salvação, que está em Cristo.

– Mérito e Perdão 2

Oração: Minha fé, Ó Senhor,que me foi dada através da humanidade de Vosso Filho, clama por Vós.

– Confissões 1,1