365 Dias com Santo Agostinho

Abril

01 de abril

A crucificação é sempre revivida

A crucificação é algo que precisa continuar por toda nossa vida, não apenas por 40 dias, mesmo que Moisés, Elijah e Cristo tivessem jejuado por 40 dias.

A nós foi dito que aprendêssemos com eles a não nos prendermos ao mundo presente ou que imitássemos seus caminhos, mas que pregássemos nosso caráter pecaminoso na cruz.

 – Sermão 205,1

Oração: Senhor, nós Vos damos graças por Vosso perdão. Vós quisestes morrer para que alguém pudesse ressurgir da morte. E alguém, não qualquer um, verdadeiramente ressurgiu da morte.

– Comentário do Salmo 147,17

02 de abril

A importância da intenção

Quão grande foi o bem conferido à humanidade pela entrega de Cristo! Deus tinha em Seus pensamentos nossa salvação e por eles somos redimidos. Judas tinha em seus pensamentos o preço pelo qual ele vendeu o Senhor.

O Filho tinha em seus pensamentos o preço pago por nós, enquanto Judas tinha o preço que recebeu por vendê-lo. As intenções diversas tornam, assim, as coisas feitas diversas.

– Sermão no 1João 7,8

Oração: Por causa de nossos pecados nós estamos no escuro; mas Vós, meu Deus, iluminará minha escuridão.

– Comentário do Salmo 17,29

03 de abril

Rezando com o corpo

Deus não poderia Ter nos dado presente maior do que fazer com que, através de Sua Palavra que criou todas as coisas, nos juntássemos a Ele e Seus Membros.

Assim, quando nós falamos a Deus em preces, não separamos o Filho do Pai; e quando o Filho reza, não separa a mente do resto.

– Comentário do Salmo 85,1

Oração: Ele aprimorou Seus dons em nós quando não hesitou em apropriar-se de nossas culpas.  E nos fez crianças de Deus quando escolheu se tornar à criança de um ser humano para nós.

– Sermão 184,3

04 de abril

O choro humano de Jesus

Cristo pretendeu ensinar o que deveríamos rejeitar nesta vida e o que deveríamos esperar da próxima.

Assim, no auge de Sua paixão, quando os inimigos pensaram Ter alcançado uma grande vitória, Ele deu voz a nossa fraqueza que foi sendo crucificada junto com o nosso eu interior para liberar nossos corpos pecaminosos. E seu choro foi: “Deus, Meu Deus por que Vós me abandonastes?”.

– Comentário do Salmo 17,29

Oração: Deixei meu coração louvar a Vós e minha língua dizer: “Senhor, quem é como Vós?” Assim possa dizer à minha alma: “Eu sou sua salvação”.

– Confissões 9,1

05 de abril

Primeiro Deus nos amou

Cumpra os mandamentos por amor. Pode alguém recusar-se a amar nosso Deus, tão justo em todas Suas atitudes? Pode alguém negar amor a Ele, que primeiro nos amou, apesar de nossa injustiças e orgulho?

Pode alguém recusar-se a amar a Deus que nos amou tanto e mandou Seu único Filho não só para viver entre nós, seres humanos, como também para ser morto por nossa causa e pelas nossas próprias mãos?

– Instruções Catequéticas 39

Oração: Vós, Onipotente e Deus, cuidai de cada um de nós como se cada um fosse Vosso único cuidado, e de todos como se fosse um só.

– Confissões 3,11

06 de abril

Sem Cristo nada podemos

Nosso Senhor teve o poder de dispor de sua vida e de tê-la de volta. Mas nós não podemos escolher quanto tempo iremos viver e a morte vem para nós mesmo contra a nossa vontade.

Cristo, pela morte, superou a morte. Nossa liberdade após a morte veio através da morte d’Ele. Para nos salvar, Cristo não precisou de nós. Entretanto, sem Ele, nada podemos fazer. Ele se deu para nós como a videira para os galhos.

– Sermão de João 84,2

Oração: Senhor, Vós salvastes minha alma da prisão do medo, logo ela deve servir-Vos na liberdade do amor.

– Comentário do Salmo 30(1),8

07 de abril

A fraqueza humana superada em Cristo

Quando a noite se aproxima, o Senhor entrega Sua alma sobre a cruz com a certeza de recebê-la de volta. Ela não foi arrancada contra a Sua vontade, mas Cristo não tinha como segurá-la, exceto com o corpo que tinha recebido de nós. E assim Ele pregou a fraqueza humana na cruz.

– Comentário do Salmo 140,5

Oração: Resgatai-nos Senhor, ajudai-nos e salvai-nos em Vosso nome. Libertai-me por Vossa bondade e não por algum mérito meu.

– Comentário do Salmo 43,26

08 de abril

Deus me faz bem

Ante de qualquer mérito meu, a misericórdia de Deus veio a mim. Embora ela não tivesse encontrado nada de bom em mim, Ele me fez bem.

É Deus que inocenta àqueles que se voltam para Ele e condena aqueles que estão muito longe de serem convertidos.

– Comentário do Salmo 58(2),2

Oração: Senhor, nosso Mediador, Deus acima de nós, humano por nossa causa, eu reconheço Vossa misericórdia. Por amar a nós, Vós escolhestes as grandes dificuldades. Agora Vós podeis confortar os membros do vosso corpo que por suas fraquezas são compelidos aos problemas e protegê-los para que não caiam em desespero.

– Sermão de João 52,2

09 de abril

Feito de novo

Ao me ver nessas “Confissões”, você não deve louvar-me além do que sou. Acredite no que é dito de mim nelas, não no que os outros dizem. Contemple-me nas “Confissões” e veja o que eu tenho sido, em mim mesmo e por mim mesmo.

Fomos feitos por Deus e não por nós mesmos. Na verdade, nós tínhamos nos destruído, mas Ele nos fez de novo.

– Carta 231,6

Oração: Pai fazei com que Vos procure e salvai-me do erro. Nada pode substituir-Vos, pois é a Vós que busco.

– Solilóquios 1,6

10 de abril

Cargas alheias

Esta é a lei de Cristo: que cada um de nós ajude a carregar a carga do próximo. Quando amamos Cristo é fácil tolerar a fraqueza alheia, até mesmo quando não amamos o próximo por suas boas qualidades.

– 83 Questões Diversas 71,7

Oração: Ó Senhor, somos Vosso pequeno rebanho! Sede o nosso possuidor! Estendei as Vossas asas para que nos refugiemos debaixo delas.

– Confissões 10,36

11 de abril

Suportando a cruz

Deixe que neguem a eles mesmos, isto é, que não tenham confiança em seus atos.

Persista, resista, suporte o atraso. Assim, você suportará sua cruz.

– Sermão 96,9

Oração: Cristo, Filho de Deus, se não desejásseis ter sofrido, não sofreríeis. Mostrai-nos, pois, o fruto de vossa paixão.

– Comentário do Salmo 21,23

12 de abril

A lição da natureza

Certamente haverá visão mais maravilhosa, uma ocasião na qual a razão humana esteja mais próxima das coisas da natureza, que o plantio das sementes, o corte das plantas, o transplante de arbustos e o enxerto de mudinhas?

É como se você pudesse questionar a força vital de cada raiz, o broto que ela pode dar, o porquê.

– O sentido literal de Gênesis.

Oração: Deus, a fonte das benções, em Quem e através de Quem todas as coisas são abençoadas. Vinde a nós, Senhor!

– Solilóquios 1,2

13 de abril

Movimento

Meus irmãos e irmãs, não nos deleitemos com os prazeres passados e evitemos ser capturados pelas coisas do presente. Não façamos como as cobras que cobrem seus ouvidos com o rabo. Não deixemos

que nada do passado nos impeça de escutar e que as coisas do presente nos impeçam de pensar no futuro.

Andemos sempre em direção ao que reside no futuro.

– Comentário do Salmo 66,10

Oração: Errei, mas recordei-me de Vós. Ouvi atrás de mim a Vossa voz a exortar-me a que voltasse. Agora, ardente e anelante, volto a vossa fonte.

– Confissões 12,10

14 de abril

Cruz e ressurreição

A cruz de Jesus é o exemplo de uma dolorosa jornada de trabalho. Sua ressurreição é a recompensa por essa jornada. Na cruz Ele nos mostra como temos de suportar o sofrimento. Na ressurreição Ele nos mostra como temos de Ter esperança.

 – No credo 3,9

Oração: Viestes, Ó Cristo, humilde na aparência. Fostes desprezado, açoitado, crucificado. Ao terceiro dia ressucitastes e ao quarto dia subistes ao céu, onde estais sentado à direita do Pai.

– Comentário do Salmo 53,4

15 de abril

Cristo morreu para que vivamos

Cristo permitiu ser crucificado para ensinar a humanidade, morreu para que pudéssemos viver.

Deus venceu a morte para que a morte não derrotasse os seres humanos.

– Sermão de João 2,4; 14,13

Oração: Senhor, Vossa Vontade não varia com o tempo, porque uma vontade mutável não pode ser imortal.

– Confissões 12,11

16 de abril

Ressurreição de Cristo

Saiba que nossa fé é fortalecida pela ressurreição de Cristo. A paixão de Cristo representa a miséria de nossa vida presente, enquanto a ressurreição nos dá brilhante visão da felicidade futura.

Empenhemo-nos energicamente na vida presente e tenhamos esperança no futuro. Agora é tempo de luta dolorosa, depois virá a recompensa. Todos aqueles que são preguiçosos e não cumprem a missão não serão dignos de recompensa.

– Sermão 233,1

Oração: Dai-vos a mim, Ó meu Deus; entregai-Vos a mim. Eu Vos amo, e se é ainda pouco, fazei que Vos ame com mais força.

– Confissões 8,8

17 de abril

As formigas de Deus

Iguale-se a uma minúscula formiga; seja uma formiga de Deus.Ouça a palavra de Deus e guarde-a no coração. Junte como alimento dos dias felizes de seu verão espiritual.

Assim, você será capaz de suportar os dias difíceis de tentação dos invernos de sua alma!

– Sermão 38,6

Oração: Senhor, Vós sois o alimento dos grupos dos puros de espírito.

– Confissões 13,21

18 de abril

O beijo da paz

Logo depois do Pai-Nosso, as palavras “A paz esteja convosco” são ditas na missa. Um grande sacramento está neste beijo de paz. Deixe o seu beijo ser expressão de um amor verdadeiro.

Não sejas Judas! Judas beijou Cristo com seus lábios enquanto no coração estava tramando contra Ele.

– Sermão 229,3

Oração: Ó Senhor Deus, concedei-nos a paz, pela qual nos oferecestes todas as coisas, a paz tranqüila, paz do Sábado que não entardece.

– Confissões 13,35

19 de abril

Dê o que você tem

Dar a vocês todo o pão que possam ver e tocar é algo que não posso fazer. Mas esta palavra é sua porção. Eu dou o alimento com o qual eu subsisto.

Sou seu servo e companheiro e não um pai de família.

– Sermão 339,4

Oração: Não sejamos ingratos com Deus, pois Ele nos perdoa mesmo quando somos hostis pecadores.

– Sermão158,3

20 de abril

Nosso irmão no céu

É maravilhoso o fato de que, mesmo tendo Cristo subido aos céus, Ele permaneça perto daqueles que vivem na terra. Quem é Este Que está longe e ao mesmo tempo tão perto?

Ele é Aquele Que por uma virtude misericordiosa tornou-se nosso Irmão.

– Sermão171,1

Oração: No Senhor, tudo que se vê é maravilhoso; por isso desejo viver em Vossa casa todos os dias da minha vida.

– Comentário do Salmo 26,8

21 de abril

Vida, o estado intermediário

Assim como na torrente juntam-se as chuvas e inundações, o barulho da tempestade e a corrente d’água que se acelera até finalmente terminar seu curso, assim é a nossa vida mortal.

A raça humana é recolhida de escondidas fontes e navega pela vida. Na morte viaja outra vez para lugares escondidos. Este estado intermediário que é a vida passa como uma corrente d’água e vai embora.

– Comentário do Salmo 109,20

Oração: Senhor, somos Vosso rebanho. Acompanhemos nosso pastor!

– Confissões 10,36

22 de abril

Conflito interior

Controlando meus desejos, o inimigo aprisiona-me com corrente. Um novo desejo que nasceu em mim, o de livremente venerá-Lo e alegrar-me em Vós, ó Deus, não foi suficiente para transformar aqueles primeiros desejos que se fortaleceram com a idade.

Assim lutam meus dois desejos – o antigo e o novo, o carnal e o espiritual, e nesse conflito ambos consomem minha alma.

– Confissões 8,5

Oração: Vós tentastes meu coração, Senhor, visitando-me à noite: porque ele já tinha recebido a visita da distração.

– Comentário do Salmo 16,3

23 de abril

A escolha é Deus

Ainda que a escolha de Deus pudesse ser perceptível para alguns, devo admitir que sou incapaz de sabê-la. Não encontro um critério para decidir quais as pessoas que devem ser escolhidas e salvas pela graça.

Instintivamente eu escolheria aquelas que fossem mais inteligentes ou com menos pecados, ou ambas. Poderia ainda acrescentar aquelas com educação perfeita. Mais tão logo eu decidisse isso, Ele riria de mim com desprezo.

– Aos Simplicianos 1,2

Oração: Mostrai-nos, senhor, o lugar que devemos ocupar na hierarquia do ser. Valorizai-nos com vossa misericórdia.

– Comentário do Salmo 142,10

24 de abril

Volte seus passos para Deus

Trabalhamos bastante, todos os dias, evoluindo para Deus. Se formos testados ou ameaçados, não entremos em pânico, mas coloquemos nossas esperanças em Deus.

Somos cristãos e a nossa casa não é aqui. Como os bons filhos, retornaremos a casa; assim, nosso curso será aprovado e guiado por essa decisão.

– Sermão16A,13

Oração: Curai a abri meus olhos, Senhor, para que eu possa reconhecer vossos desejos. Expulsai de mim as trevas para que eu Vos conheça.

– Solilóquios 1,1

25 de abril

O exemplo de Cristo

Nosso Senhor desceu para a vida para sofrer a morte; o Pão desceu para sentir fome; o Caminho desceu para sentir cansaço; o Manancial desceu para sentir sede.

Você se recusa a pegar trabalho? Você não precisa procurar o que é seu. Pregue a verdade! É assim que você alcançará e eternidade e encontrará segurança.

– Sermão 78,6

Oração: Senhor, Vós me fortalecestes quando busquei refúgio em Vós. Oferecendo-me abrigo me libertastes.

– Comentário do Salmo 17,3

26 de abril

Rogamos a vós

Roguemos por Cristo; Vós nos chamastes; nós rogamos por Vós. Entendemos Vossa Vocação. Escutai a nossa prece.

Conduza-nos para onde vós prometestes. Terminai com perfeição e que começastes.Não abandonai Vossas prendas. Não abandonai Vosso próprio campo. Cultivai Vossa Plantação para que ela preencha vosso celeiro.

– Sermão de João 40,10

Oração: Não me abandonai, meu Salvador; curai os pecados de um mortal que busca a eternidade.

– Comentário do Salmo 26 (1),9

27 de abril

Ame seus irmãos

Implore a Deus o Dom de amar uns aos outros. Ame todas as pessoas, mesmo seus inimigos, não porque sejam seus irmãos, mas porque assim eles tornar-se-ão.

Ame-os para que você possa viver nas chamas do amor, para que aqueles que se tornaram seus irmãos venham a ser amados.

– Sermão de 1João 10,7

Oração: Para aqueles que vos amam, ó Senhor, mostrai-Vós, pois sois tudo o que procuram.

– Sermão 261,1

28 de abril

Morando em Cristo

Jesus confiou-nos Seu corpo e Seu sangue no pão e no vinho, reduzidos num só e de várias maneiras.

O que há de significativo em comer daquela comida e beber daquela bebida é que sobrevivemos em cristo e temos Cristo ressuscitado em nós.

– Sermão de João 26,11

Oração: Senhor, sois meu refúgio, minha força para permanecer firme neste mundo, livre de todas as tentações.

– Comentário do Salmo 70,5

29 de abril

Possuído pelo Senhor

Por favor, entendam; a ressurreição do corpo virá. O corpo não morrerá mais, não experimentará mais sofrimentos, não passará fome nem sede e nem terá mais aflições. Não ficará velho nem doente.

Estaremos possuídos pelo Senhor – sua herança – e Ele será nosso.

– Sermão 213,9

Oração: Elevei minha alma à Vossa fonte, Senhor. Preenchei-me, então, com sua luz e voltarei com meu interior repleto de vós.

– Comentário do Salmo 142,15

30 de abril

A beleza da criação

Vós, Senhor, criastes o Céu e a Terra. Eles são belos porque Vós sois a beleza. São bons pois Vós sois bondade. Existem porque sois a existência.

Sendo assim, não há nada mais belo do que Vós, nada que tenha existência além do que Vós, Seu criador, tenhais feito. Comparado a Vós, não há nada de tão belo, tão bom e tão perfeito.

– Confissões 11,4

Oração: Vós sois tudo que possuo, pois sois meu Deus. Sois minha herança; em Vós busco tranqüilidade porque Vós me criastes.

– Comentário do Salmo 142,17