365 Dias com Santo Agostinho

Maio

01 de maio

Dar e perdoar

Você deseja receber? Então dê. Você ser perdoado? Então perdoe. Isto é um breve resumo. Escute o que disse Cristo em determinada ocasião: “Perdoe e será perdoado”, dê e a você será dado o que deseja: vida eterna.

– Sermão 64,5

Oração: Livrai-nos, Senhor, de todas as coisas que nos têm desviado do Vosso caminho. Ajudai-nos a resistir, conduzido-nos.

– Punições e Pecados 2,4

02 de maio

Seguidores de Cristo

Venham, siga-me, disse o Senhor. Ele se apressou e voou para longe. Olhe e veja para onde.

Ó cristão, você não sabe para onde seu Senhor foi? Eu lhe pergunto: Você não gostaria de segui-lo? Através de julgamento, de insultos da cruz e da morte. Por que você hesita? O caminho já lhe foi mostrado.

– Sermão 345,6

Oração: Somente a Vós eu amo, sigo e procuro. Somente às Vossas leis pretendo obedecer, submetendo-me unicamente a Vossa autoridade..

– Solilóquios 1,15

03 de maio

Como amar a Deus

Una-se aos bons – aqueles que você facilmente encontrará se for um deles – para adorar e amar a Deus sem esperar recompensas.

Pois Ele será nossa recompensa; assim, na vida futura desfrutaremos Sua beleza e bondade.

Devemos amar a Deus não como algo que vemos com nossos olhos, mas como amamos a sabedoria, a verdade, a santidade, a justiça e a caridade.

– A Instrução do Amador 27,55

Oração: Ó Deus, sois meu único contentamento seguro!

– Confissões 8,5

04 de maio

A aflição cristã

Carinhosamente, fechei os olhos de minha mãe. Uma dor imensurável invadiu meu coração e me afogaria em lágrimas se meu pranto não tivesse sido contido pelo grande constrangimento da mente.

Como minha mãe disse o último suspiro, uma criança rompeu em lamentações. Nós a controlamos e a trouxemos para o silêncio.

– Confissões 9,12

Oração: Senhor, sei que a minha mãe praticou a misericórdia e que perdoou de coração as faltas contra ela cometidas, perdoai-lhe também as suas dívidas.

– Confissões 9,13

05 de maio

Console-se em Deus

Pouco a pouco, após a morte de minha mãe, passei a recuperar minha forma de sentir sobre certas maneiras de agir. Lembrei o quão adorável, agradável e proveitosa foram as conversas que tivemos, dais quais estou subitamente privado.

Encontrei consolo para meu lamento em Deus – consolo tanto para ela como para mim mesmo.

– Confissões 9,12

Oração: Senhor, não permiti que minha mãe seja abandonada por sua proteção.

– Confissões 9,13

06 de maio

Oração do coração

Caso aqueles que clamem pelo Senhor o tenham feito com a voz do corpo sem a voz do coração, quem pode duvidar que não o fizeram em vão? Mas, se a prece vem do coração, mesmo que a voz do corpo esteja silenciada, pode ser ocultada de todos, exceto de Deus.

Então, quando rezamos para Deus – em voz alta ou silenciosamente – nosso grito deve vir do coração.

– Comentário do Salmo 118 (29), 1

Oração: Aquele que se dirige a Vós de coisa nenhuma que nele se realize Vos informa, porque nem o coração fechado esconde ao Vosso olhar, nem a dureza dos homens repele a Vossa mão

– Confissões 9,13

07 de maio

Privar-se de Deus

Lembre-se disso: Quando as pessoas escolhem afastar-se para longe do fogo, este continua a arder, mas elas tornam-se frias. Quando as pessoas escolhem afastar-se da luz, esta continua a iluminar, mas elas ficam na escuridão.

Isto também ocorre quando as pessoas escolhem afastar-se de Deus. Os que louvam a si mesmo não podem louvar a Deus.

– Sermão 170,11

Oração: É o ser humano uma dentre suas inúmeras criaturas; como tal, seu instinto é orar a Vós.

– Confissões 1,1

08 de maio

Progresso espiritual

Aqueles que mudam seu modo de vida e passam a se preocupar com o progresso espiritual, passam também a sofrer com a língua dos caluniadores.

O que ainda não sofreu este tipo de julgamento não fez progressos: e aquele que não está pronto para sofrê-lo não está nem mesmo tentando progredir.

– Comentário do Salmo 119,3

Oração: Vinde auxiliar-me, Ó Deus, única e externa realidade! Em Vós não há necessidade, desordem, dúvida ou morte; apenas claridade, permanência e vidas supremas.

– Solilóquios 1,1

09 de maio

Ame a Igreja e receba o Espírito

Certamente, nós também recebemos o Espírito Santo se amamos a Igreja, se estamos unidos no amor e se nos alegramos na fé.

Acreditem: Nós teremos o Espírito Santo na mesma medida em que amamos a Igreja de Cristo.

– Sermão de João 32,8

Oração: Não virai, Senhor, Vossa face pois desejo ouvir Vossa voz e inserir-Vos em meu Ser.

– Confissões 1,5

10 de maio

Possuir as Escrituras

Quando você compreende o que está dito nas Escrituras, é porque o amor está se manifestando para você. Quando isso não ocorre, é porque o amor está se escondendo de você.

Assim, os caridosos compreendem o que se manifesta nas palavras divinas e também o que nelas se esconde.

– Sermão 350,2

Oração: Quão maravilhosa é Vossa bondade! Incrementai minha fé, minha esperança e meu amor.

– Solilóquios 1,1

11 de maio

Ame seu próximo e receba o Espírito

Como podemos saber se recebemos o Espírito Santo? Devemos perguntar ao nosso próprio coração. Se amamos ao próximo, o Espírito de Deus habita em nós.

Devemos testar-nos diante de Deus, verificando se há em nós amor pela paz e unidade e pela Igreja espalhada pelo mundo.

– Sermão de 1João 6,10

Oração: Que amo eu quando Vos amo? Amo uma luz, uma voz, um perfume, um alimento e um braço. Eis o que amo quando amo o meu Deus!

– Confissões 10,6

12 de maio

Uma amostra da beleza celeste

Repare no extraordinário brilho e nos efeitos da luz do sol, da lua e das estrelas, nas escuras sombras de uma clareira, nas cores e perfumes das flores. Repare também na grandeza do espetáculo do mar em movimento, nas inúmeras cores que o cobrem com um manto.

Todas essas coisas são apenas pequenos consolos, não as abençoadas recompensas. Como serão, então, as recompensas se o que vemos já é tanto e de tão grande qualidade?

– Cidade de Deus 22,24

Oração: Aprendi que tudo acaba em Vós, não como termina no espaço material. Reconheci que cada coisa se adapta perfeitamente não só a seu lugar, mas também chega a seu tempo.

– Confissões 07,15

13 de maio

O caminho da caridade

Obviamente, aqueles que têm a pretensão de morar em Cristo devem andar por onde Ele andava. Podem eles andar sobre a água? É claro que não. O que devemos fazer é andar no caminho da justiça.

De que modo? Eu sempre falo sobre isso: Ele foi crucificado e, apesar disso, continuou andando no mesmo caminho – o da caridade. “Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem. ”Portanto, se vocês aprenderam a rezar pelos seus inimigos, estão caminhando na estrada do Senhor.

– Sermão de 1João 1,09

Oração: Senhor, mostrai-me o caminho que devo percorrer para encontrar-Vos.

– Solilóquios 1,1

14 de maio

Sinal de amor

Saibam que aqueles que têm amor nasceram de Deus; os que não têm não nasceram. Essa é a diferença fundamental.

Não importa o que mais vocês possam ter se lhes falta isso, pois se isso falta, nada lhes beneficiará.

– Sermão de 1João 5,7

Oração: Ó Deus, sede minha herança pois amo-Vos totalmente, com todo meu coração, meu espírito e minha mente.

– Sermão 334,3

15 de maio

Estudando as Escrituras com humildade

Minha ambição na juventude era me aplicar no estudo das Sagradas Escrituras e em todo o requinte da dialética.

Fiz isso, mas sem a humildade do verdadeiro pesquisador. Pensava que, batendo na porta, ela se abriria para mim; eu tentava entender com orgulho o que só aprenderia com humildade.

Porém, o Senhor todo Misericordioso elevou-me e manteve-me a salvo.

– Sermão 51,6

Oração: Ó Deus meu Pai, procuro-Vos não fazendo sobre Vós qualquer julgamento. Avaliai-me e sede meu guia.

– Confissões 9,17

16 de maio

Reconheça Cristo

Cristo está simultaneamente acima e embaixo: acima, nEle mesmo e, embaixo, em seu povo. Tema de Cristo que está acima e reconheça o que está embaixo.

Aqui Ele é pobre e vive como pobre. Lá Ele é rico e vive com Deus. Reconheça a superioridade de Cristo, reconhecendo sua generosidade.

– Sermão 123,44

Oração: Fazei-me que eu conheça, Ó conhecedor de mim mesmo, sem, que Vos conheça como de Vós sou conhecido.

– Confissões 10,1

17 de maio

Não desista

Esteja certo de que você não pode ser perfeito neste mundo, a menos que perceba que não pode sê-lo. Portanto, seu objetivo na vida deve prosseguir.

Faça sempre o melhor. Não canse de tentar porque sempre há espaço para o progresso.

– Comentário do Salmo 33,14

Oração: Como hei de Vos procurar, Senhor? Quando Vos procuro, meu Deus, busco a vida feliz. Procurar-Vos-ei, para que a minha alma viva. O meu corpo vive da minha alma e ela vive de Vós.

– Confissões 10,20

18 de maio

O valor das confissões de Agostinho

Os treze livros de minhas “Confissões”pretendiam louvar o justo e bom Deus, tanto no infortúnio como no bem, iniciando pensamentos e sentimentos dos humanos em direção a Ele.

No que me diz respeito, as “confissões”tiveram esse efeito quando as escrevi e ainda têm quando as releio. O que os outros pensam não me preocupa. Sei que muitos se deleitam com elas e isto me é suficiente.

– Revisões 2,32

Oração: Por que razão Vos narro, pois, tantos acontecimentos? Não é, certamente, para que os conheçais por mim, mas para exercitar o meu afeto para convosco e daqueles que lêem estas páginas, a fim de que exclamemos: “Deus é grande e digno de todo louvor!”

– Confissões 11,1

19 de maio

Agradecemos a Vós

Quão magnificentes são Vossos trabalhos. Com que sabedoria Vós os fizestes. Agradecemos a Vós! Vós nos fizestes acima de todos eles. Agradecemos a Vós.

Quando Vos menosprezamos, não fomos menosprezados; na verdade, esquecemos Vossa Divindade e deveríamos Ter-Vos perdido, Vós que em Vós carregastes nossa humildade. Agradecemos a Vós.

– Sermão 16A,6

Oração: Senhor, Vossos servos mais fiéis são aqueles que não esperam nem preferem ouvir aquilo que querem, mas se propõem a aceitar, antes de tudo, a resposta que de Vós ouviu.

– Confissões 10,26

20 de maio

Cristo pôs um fim no temor

Não negou Pedro a Cristo por medo de ser morto? Com sua ressurreição Cristo afastou o medo da morte. Este afastado, Ele perguntou se Pedro o amava.

O medo negou Cristo três vezes. Três vezes o amor reconheceu Cristo. Uma negação tripla, a deserção da verdade; uma confissão tripla, o testemunho do amor.

– Sermão 147,4

Oração: Invoco-Vos, meu Criador, Vós que não esquecestes de quem Vos esqueceu.

– Confissões 13,1

21 de maio

À direita do Pai

Jesus ascendeu aos Céus. E onde está Ele agora? Está sentado a direita de Deus Pai. Você sabe o que significa “a direita do Pai”?

Significa a felicidade eterna: a inestimável, a inexprimível e incomensurável felicidade.

– Sermão 213,4

Oração: Que Vossa mão Direita me salve, Ó Senhor, pois nela pretendo permanecer, finda a minha vida presente.

– Comentário do Salmo 59,7

22 de maio

Cristo é nosso caminho

Escute a Cristo. Você quer caminhar? Eu sou o caminho. Você não quer ser enganado? Eu sou a verdade. Vocês não querem morrer? Eu sou a vida.

Não há lugar ao qual se dirigir exceto a Mim. Não há modo de ir, a não ser através de Mim.

– Sermão de João 22,8

Oração: Senhor, fazei com que eu atinja a sublimidade com o passo da humildade.

– Virgindade Sagrada 52,53

23 de maio

Cristo é o atalho

Sem dúvida, o atalho de Cristo parece árduo, mas é o mais seguro. Outros atalhos podem oferecer prazeres, mas também estão cheios de armadilhas.

– Comentário do Salmo 36 (2),16

Oração: Sejais meu Salvador, não me abandonais. Desejo viver todos os dias da minha vida em Vosso lar, estando protegido em Vosso templo.

– Comentário do Salmo 26,17

24 de maio

Ame e faça o que desejar

De uma vez por todas, uma pequena regra é exigida de você: ame e faça o que deseja. Se você mantém o silêncio, faça isso por amor; se grita, faça-a por amor. Se evita punir, faça isto por amor.

Cultive em você a planta do amor, pois dela só poderá vir o que é verdadeiramente bom.

– Sermão de 1João 7,8

Oração: Somente por Vós desejo possuído, pois somente por Vós procuro.

– Solilóquios 1,1

25 de maio

Procure o que é melhor

Procure o que é melhor do que você para que você mesmo possa ser melhorado. Se você deseja ouro, pode ou não obtê-lo. Mas pode ter Deus sempre que desejar.

Deseje-o e você poderá tê-lo, sendo, finalmente, feliz. Ame isto, possua isto, pois poderá tê-lo quando desejar e sem nenhum custo.

– Comentário do Salmo 32,16

Oração: Minha fé – a mim oferecida através da humanidade do Vosso Filho – clama por Vós.

– Confissões 1,1

26 de maio

A força espiritual do Sacramento

Ministro, o orgulho é considerado como um demônio. Mas a graça de Cristo, que é pura, corre por entre os demônios e de nenhuma forma é contaminada.

A força espiritual do Sacramento parece com a luz. Pura, é recebida como a luz por aqueles que precisam ser iluminados. E não se torna menos pura por passar entre Ministros impuros.

– Sermão de João 5,5

Oração: Deixai que eles Vos ouçam e venham a Vós. Que eles aprendam Vossa humildade e assumam que precisam de Vossa verdade e misericórdia.

– Virgindade Sagrada 36,36

27 de maio

O Espírito Santo nos anima

O que a alma é para o corpo humano é o Espírito Santo para o Corpo de Cristo, a Igreja.

O Espírito Santo é ativo em todas as Igrejas, da mesma maneira que as almas são ativas em todos os corpos humanos.

– Sermão 267,4

Oração: Senhor, Virtude de minha alma, penetrai e fazei dela o que quiserdes: sois minha esperança.

– Confissões 10,1

28 de maio

Os bisbilhoteiros iniciam a desarmonia

Os bisbilhoteiros são descritos em certa passagem da Escrituras dessa maneira: “O coração do tolo é como o giro da roda da carroça. Ele carrega o feno, range e continua rangendo sempre. Assim também existem irmãos e irmãs que apenas permanecem juntos fisicamente”.

Que tipo de pessoas realmente convivem juntas? Aquelas das quais se pode dizer que têm uma cabeça e um coração a serviço de Deus.

– Comentário do Salmo 132,8

Oração: Julgai-me de acordo com Vossa misericórdia, não por meus méritos, mas movido por Vossa bondade.

– Comentário do Salmo 24,7

29 de maio

O crescimento espiritual através das tentações

A vida terrena é um  peregrinação e, como tal, repleta de tentações. Mas nosso crescimento espiritual é desenvolvido pela tentação. Experimentando as tentações nós nos conhecemos. Lutando contra elas, temos chance de nos tornar vencedores. Superando-as, somos coroados vencedores.

– Comentário do Salmo 80,3

Oração: Senhor, sois Aquele que cura todos os males. Reduzi nosso orgulho, dispensai o que nos for supérfluo, preservando o estritamente necessário. Restaurai o que de bom se perder; curai o que foi corrompido.

– Combate Cristão 11,12

30 de maio

No céu e na terra

No momento em que subia aos céus, o Justo recomendou-nos: “Eu ascendi aos céus, mas ainda permaneço na Terra; aqui sento-me à direita do Pai. Lá na Terra, continuo tendo fome, sede e sentindo-Me estrangeiro”.

– Sermão de 1João 10,9

Oração: Direcionai, Ó Deus, meus desejos rumo ao reino celeste para que eu seja enriquecido com tudo que é bom.

– Comentário do Salmo 17,34

31 de maio

Coma e beba a vida

“A menos que você coma a minha carne e beba o meu sangue, você não terá vida em você”, disse o Senhor. Coma a vida; beba-a e, assim, você a terá e ela estará completa.

Então o corpo e o sangue de Cristo serão vida para cada pessoa, sob uma condição: que o que é comido visivelmente no Sacramento seja espiritualmente consumido na própria verdade.

– Sermão 131,1

Oração: Amo-Vos intensamente; caso ainda não seja suficiente, deixai-me amar-Vos mais ardentemente.

– Confissões 13,8