365 Dias com Santo Agostinho

Fevereiro

01 de Fevereiro

Invocar ao Senhor

Vós nos fizestes a Vossa Imagem, Ó Senhor, e nossos corações não cessam de cantar porque descansam em Vós. Conceda-me, Senhor, a graça de saber e entender o que vem antes: rogar ou rezar, conhecer ou rogar?

Quem rogou a Deus e Ele não concedeu? Quem acreditou em Deus e ele não escutou?

Todos aqueles que encontram o Senhor hão de louvá-Lo.

– Confissões 1,1

Oração: Que eu possa alcançar-Vos, Senhor, orando a Vós. Deixe-me sempre orar a Vós acreditando em Vós.

– Confissões 1,1

02 de Fevereiro

O Cristo do Templo

Cristo nasceu em uma humilde estalagem, envolto em trapos e deitado numa manjedoura. Então o Senhor do céu e a terra, criador dos anjos, autor e feitor de todas as coisas visíveis e invisíveis, mama, chora, é alimentado, cresce, preserva a idade e esconde majestade.

Depois é confinado, desprezado, flagelado, cuspido, golpeado, coroado com espinhos, pendurado numa cruz e perfurado com lâminas. Quanta pobreza existe!

– Sermão 14,9

Oração: Senhor, eu sou pobre e necessitado. Eu me sinto melhor quando com sinceridade renuncio a mim mesmo e alcanço o Vosso perdão. Assim, os meus defeitos são superados e transformados.

– Confissões 10,38

03 de Fevereiro

Estar dentro da Lei

Uma coisa é estar dentro da lei e outra é estar sob a lei. Aqueles que estão sob a lei se comportam de acordo com a lei.

Assim, aqueles que estão dentro da lei são livres e aqueles que estão sob a lei são escravos.

– Comentário do Salmo 1,2

Oração: Ó Deus, Vós sois a Verdade e a Luz do meu coração. Deixai-me escutar a Vós e não à escuridão que tenho dentro de mim.

– Confissões 12,10

04 de Fevereiro

Não dê as costas a Deus

Não deixe que digam: “Eu estou deixando o monastério porque os monges não são os únicos que podem alcançar o reino de Deus; aqueles que estão fora do monastério também pertencem a Deus”.

Aqueles que estão fora do monastério certamente pertencem a Deus, mas não fizeram os votos de pobreza e castidade. Vocês que fizeram os votos não devem, portanto, dar as coisas a Deus.

– Comentário do Salmo 75,16

Oração: Mantenhamos nossos olhos fixos no Senhor, que nos guia e não olhemos para trás.

– Comentário do Salmo 75,16

05 de Fevereiro

Viver junto e casamento

Há um problema que sempre aparece: se um homem e uma mulher vivem juntos sem estar legitimamente unidos e fazem um acordo de não ter relações com ninguém mais, isto pode ser chamado casamento? Talvez, mas somente se eles tiverem resolvido manter até a morte a promessa que fizeram, mesmo que esta união não repouse no desejo de ter filhos.

– O Bom do Casamento 5,5

Oração: Senhor, Vós mudastes Vossos trabalhos, mas Vosso projeto é sem o mesmo.

– Confissões 1,4

06 de Fevereiro

O prazer da amizade

Toda a sorte de coisas regozija minha alma em sua companhia – conversar, rir, ler, passar do gracejo a um assunto e a ele voltar; divergir sem rancor, encontrando a melhor solução; ensinar e aprender um com o outro.

Tudo isso, pequenas coisas como estas, é que mantém nossas almas juntas e nos diferencia dos demais.

-Confissões 4,8

Oração: Ó Senhor abençoai aqueles que Vos amam, que amam aos amigos em Vós e os inimigos por Vossa causa.

– Confissões 4,9

07 de Fevereiro

Louvar a Deus

Você louva a Deus quando faz seu trabalho diário. Você louva a Deus quando come ou bebe. Você louva a Deus quando descansa na sua cama. Você louva a Deus quando dorme.

Então, quando você não está louvando a Deus?

– Comentário do Salmo 146,2

Oração: Os seres humanos são Vossas criaturas, Senhor, e seus talentos são louvar a Vós.

– Confissões 4,9

08 de Fevereiro

Bons alunos

Os Cristãos devem avançar todos os dias em direção a Deus, alegrando-se em Deus e em Seus presentes.

Nosso exílio aqui na terra é muito curto, mas em nossa terra nativa é eterno. Aqui nós consagramos nosso sacrifício a Deus, mas lá nós descansamos.

Nós precisamos ser não apenas ouvintes ansiosos, mas também trabalhadores cuidadosos. Na escola da vida, Deus é o único professor à procura de bons alunos.

– Sermão 16A,1

Oração: Queria Deus em sua grande misericórdia que cada dia nós possamos estar atormentados, disciplinados, mas progredindo.

Sermão 16A,12

09 de Fevereiro

Abstinência e resistência

Duas ordens nos são dadas: abster-se e resistir. Abster-se das coisas que são consideradas boas pelo mundo e suportar as muitas coisas que são ruins no mundo.

Isto requer abstinência e resistência. Abstinência significa não fiar-se na felicidade terrena. Resistência significa não permitir sentir a infelicidade terrena.

– Sermão 38,1

Oração: Senhor, Vós estais conosco. Vós nos absolveis de nossos erros desprezíveis, abris em nós o Vosso caminho e nos encoraja.

– Confissões 6,16

10 de Fevereiro

Bons superiores

Bons superiores repreendem aqueles que incitam um tumulto, confortam aqueles de pouca coragem, tomam partido dos fracos, refutam os oponentes e criam defesas contra as armadilhas.

Ensinam aos ignorantes, animam os indolentes, colocam os presunçosos em seus lugares, abrandam os brigões, ajudam aos pobres, libertam os oprimidos, encorajam os bons, fazem sofrer os maus e amam a todos.

– Sermão 140,1

Oração: Senhor, Vós nos amais com o amor de verdade.

– Confissões 1,4

 

11 de Fevereiro

Considere as falhas

Enquanto seres humanos, não podemos evitar as falhas, mesmo que insignificantes. O importante em qualquer caso é não ignora-las, não despreza-las, porque os rios volumosos são feitos de pequenas gotas d’água.

Uma minúscula fenda num barco, se não for notada e controlada a tempo, é causa suficiente para afundar o barco no mar. Gota a gota o casco

será inundado e o barco ficará mais pesado, até que finalmente não poderá mais flutuar.

– Sermão 58,9-10

Oração: Senhor, Vós vos molestais com os danos, mas não sentis dor.

– Confissões 1,4

12 de Fevereiro

A força do hábito

Deus, às vezes sou satisfeito, por Vossa vontade, com um sentimento diferente do meu estado normal. Interiormente, isto me aproxima de algo completamente diverso de minha vida presente.

Porém, minha pesada responsabilidade me traz de volta. Eu volto para os meus hábitos e neles me sinto seguro rapidamente. A força do hábito é a força com que se pode contar!

– Confissões 10,40

Oração: Vós tendes me acompanhado em meu caminho, Ó Verdade, ensinai-me o que evitar e o que desejar.

– Confissões 10,40

13 de Fevereiro

Uma velha e conhecida canção

Você está pensando que eu estou dizendo o que sempre digo; e você continua fazendo o que sempre faz! O que farei agora, quando pareço uma velha canção conhecida para você? Mude, mude, eu te imploro.

O final da vida é sempre imprevisível. Cada um de nós anda com a chance de falhar. Eu imploro a vocês, irmãos e irmãs, mesmo que tenham esquecido de vocês mesmos, pelo menos tenham pena de mim.

– Sermão 232,8

Oração: Senhor, Vós suportais, satisfazeis e abrigais todas as coisas.

– Confissões 1,4

14 de Fevereiro

O mestre interior

Há um mestre dentro de nós que nos ensina. Cristo é o nosso mestre, e Sua inspiração e Sua unção nos ensinam. Onde sua inspiração e Sua Unção estão faltando é vã a tentativa das palavras de ressoar em nossos ouvidos.

Paulo, o Apóstolo, disse: “Eu plantei a semente e Appolos a regou, mas Deus a fez crescer”.

Portanto, se nós plantarmos ou regarmos com nossas palavras, nós não somos nada. É Deus que dá o crescimento: Sua unção nos ensina todas as coisas.

– Sermão de 1 João 3,13

Oração: Vós, Senhor, sois a luz infalível. De Vós busquei o saber da existência, do universo e o valor de todas as coisas; eu obedeço aos Vossos ensinamentos e mandamentos.

– Confissões 10,40

15 de Fevereiro

A lição das cinzas

Terão estas cinzas um dia a forma de beleza, serão restauradas para a vida e para a luz? Nossos corpos serão, em alguns anos, cinzas.

Se deus foi capaz de criar o que  não existia, não será capaz de recriar o que uma vez existiu?

– Sermão 361,12

Oração: Senhor, Vós nunca fostes novo ou velho. Assim, Vós dais vida nova a todas as coisas

– Confissões 1,4

16 de Fevereiro

A misericórdia de Deus é nossa esperança

Expulso do paraíso por Vós e exilado numa terra distante, eu não posso retornar sozinho, a não ser que Vós, Ó Senhor, venhais para encontrar-me em minha peregrinação. Minha volta está baseada na esperança de Vossa misericórdia durante toda a minha vida na terra.

Minha única esperança, única fonte confiável e a única promessa sólida é Vossa misericórdia.

– Comentário do Salmo 24,5

Oração: Meu Deus, deixai-me lembrar de Vós com graças e proclamar Vossa misericórdia por mim.

– Confissões 8,1

17 de Fevereiro

Deus se aproxima de mim

Eterna Verdade, Amor verdadeiro e adorada Eternidade: Sois Vós, meu Deus, e por Vós eu desejo noite e dia.

Quando comecei a conhecer-Vos, Vós me erguestes, mas eu não fui capaz de reconhecer isto. Então Vós acabastes com minha fraqueza brilhando com Vossa força e eu tremi de amor e medo.

– Confissões 7,10

Oração: Senhor, Vós primeiro me procurastes e me carregastes em Vossos ombros.

– Comentário do Salmo 69,6

18 de Fevereiro

A luz interior

Dentro do mais profundo do meu ser está o Senhor, como o meu guia; e eu sei que posso fazer tudo porque Ele me ajuda. Eu vejo com o olho da minha alma a Luz permanente, muito diferente da luz terrena.

Isto está em mim não como o óleo sobre a água ou o céu sobre a terra. Isto é superior a mim porque me criou, e eu sou inferior porque fui feito disto. Aqueles que sabem da verdade conhecem esta luz e aqueles que conhecem esta luz a conhecem como misericórdia.

Confissões 7,10

Oração: Senhor, Vós sois a luz do meu coração e o alimento do meu espírito.

– Confissões 1,13

19 de Fevereiro

Pregar a perfeita doutrina

Uma doutrina firme deve ser mantida. Nunca devemos julgar com arrogância as pessoas que não adotam o nosso modo de vida.

Não devemos nunca dizer quem deve viver casta ou maritalmente, como dirigir suas casas e famílias de modo cristão, ou ainda como acumular tesouros celestes por seus atos de misericórdia.

– Carta 157,39

Oração: Senhor, Vós tivestes fome, mas mantivestes a calma.

– Confissões 1,4

20 de Fevereiro

Segure forte o amor de Deus

O verdadeiro amor de Deus não estará em você se o amor mundano prevalecer. Segure forte o amor de Deus porque assim como Deus é eterno você viverá para sempre.

Você ama o mundo? Então será a terra. Você ama Deus? O que direi? Que você é um deus? Eu não ousaria dizer isto com autoridade própria, então escutemos a Sagrada Escritura: “Eu digo: vocês são deuses e crianças do Mais Alto”.

– Sermão de João 2,8

Oração: Senhor, instrua-me acerca do que devo ensinar, ensinai-me de que devo me penitenciar.

– Carta 166,10

21 de Fevereiro

Deixe o amor tomar conta

Existem dois amores, o amor de Deus e o amor do mundo. Se o amor do mundo tomar conta, não há modo do amor de Deus entrar em você. Deixe o amor do mundo tomar o segundo lugar e deixe o amor de Deus habitar em você. Deixe o melhor amor tomar conta!

– Sermão de 1 João 2,8

Oração: Amar: Ir e perder-se de si! Encontrar a Deus!

– Sermão 159,8

22 de Fevereiro

O verdadeiro serviço sacerdotal

Certamente não há nada mais fácil, mais agradável ou mais procurado do que o serviço do bispo, padre, ou diácono, se realizado levemente entre os bajuladores de fala macia. Mas, aos olhos de Deus, não há nada mais miserável ou condenável.

Por outro lado, se este serviço for realizado como nosso Mestre ordena, aos olhos de Deus não há felicidade maior.

– Carta 21,1

Oração: Senhor, Vós nunca sois um indigente, mesmo que estejais satisfeito com os ganhos. Vós nunca sois avarento mesmo que estejais interessado em tudo que nos dais.

Confissões 1,4

23 de Fevereiro

O valor da penitência

O que mais pode ser a cruz que o Senhor nos manda carregar senão a mortalidade de nossa carne? Ela é uma fonte de sofrimento até que a morte nos leve em vitória.

Portanto, é precisamente esta cruz que nós precisamos perfurar com os pregos do temor de Deus.

– Carta 243,11

Oração: Não existe, Senhor, pessoas que às vezes vão além dos limites da necessidade? Eu não sou uma delas, mas sou um pecador.

– Confissões 10,31

24 de Fevereiro

Excessos no comer e beber

Luto todos os dias contra a luxúria da comida e da bebida. Isto não quer dizer que eu tenha resolvido elimina-la totalmente como fiz com a luxúria da carne. Um freio posto na garganta deve garantir uma perda moderada.

Haverá alguém, Senhor, que não carregue um pouco além do que os limites pessoasi necessitam?

– Confissões 10,31

Oração: Ó divino Deus, sois Vós quem nos dá forças para atender a Vossos comandos.

– Confissões 10,31

25 de Fevereiro

Tentações

Vós me mandais, sem dúvida, que me abstivesse da concupiscência da carne, dos olhos e da ambição do mundo. Vós ordenastes que me abstivesse das relações luxuriosas. Quanto ao matrimônio, apesar de o permitirdes, ensinastes-me que havia outro estado melhor e, porque me concedestes, abracei-o antes de ser nomeado dispensador do Vosso Sacramento. Mas na minha memória, de que longamente falei, vivem ainda as imagens de obscenidades que o hábito fixou.

– Confissões 10,30

Oração: Vossa mão, Ó Deus Todo-Poderoso, é capaz de curar todas as enfermidades da minha alma.

– Confissões 10,30

26 de Fevereiro

O verdadeiro Jejum

Seu jejum seria rejeitado se você fosse excessivamente severo em relação a seu servente. Será isso aceito se você falhar no reconhecimento de seu irmão ou irmã?

Eu não estou perguntando de qual tipo de comida você se absteve, mas de qual você mais gosta. Você ama a justiça? Bem, então deixe que a justiça seja vista.

– O Valor da Abstinência 5,6-7

Oração: Ó Senhor, Vós aumentareis Vossas graças mais e mais em mim; logo que a minha alma seja liberta da concupiscência, poderei seguir-vos.

– Confissões 10,30

27 de Fevereiro

O trabalho pela caridade

Todos os esforços para jejuar são concebidos não por considerar as comidas impuras, mas para dominar o desejo excessivo e proteger o amor ao próximo.

A caridade é particularmente guardada: a comida, o discurso, os hábitos e as expressões faciais estão subordinados à caridade. Assim, tudo trabalha junto pela caridade.

– Costumes da Igreja Católica 33,70

Oração: Quão grande foi Vosso amor por nós, bondoso Pai! Vós não salvastes da morte Vosso Único Filho, mas através dEle livraste-nos de nossos pecados.

– Confissões 10,43

 

28 de Fevereiro

Orgulho: o começo do pecado

Por que nenhuma outra causa, exceto o orgulho, poderia ter sido o primeiro legado dos pais do diabo? Porque o orgulho é o começo de todo pecado. O que é o orgulho senão o desejo de aumentar de proporção o nosso estado?

Além disso, é muita pretensão querermos estar acima de Deus que, humildemente, se propõe a ser a nossa base.

– Cidade de Deus 14,13

Oração: Senhor, sois tão poderoso e tão forte que cavais o declínio dos orgulhosos.

– Confissões 1,4