365 Dias com Santo Agostinho

Janeiro

01 de janeiro

A fraqueza torna-se força

Ele repousa na manjedoura, mas contém em Si o mundo; nutre-se em humanos seios, mas é alimento para os anjos; está envolto em farrapos, mas nos cobre com a imortalidade; não encontrou lugar nas estalagens, mas fez para si um templo nos corações dos fiéis.

Para que a Fraqueza pudesse tornar-se Força, o Forte tornou-se Fraco.

– Sermão 190,4

Oração: Minha fé roga a Vós, Senhor, a fé que Vós me destes e que me iluminou através da Encarnação do Vosso Filho e da missão dos vossos pregadores.

– Confissões 1,1

02 de janeiro

A Igreja da fé

Maria gerou Cristo e a Igreja gerou você. A Igreja é ao mesmo tempo mãe e virgem. Mãe porque feita de amor e virgem devido à integridade de sua fé.

– Sermão 190,4

Oração: Eu Vos procuro, Senhor, orando a Vós, e deixai-me orar a Vós acreditando em Vós.

– Confissões 1,1

03 de janeiro

O humilde

Por que uma pessoa louva sempre a Deus? Porque é uma pessoa humilde. O que significa ser humilde? Significa relutar em louvar a si próprio.

Aqueles que desejam louvar a si próprios são orgulhosos. Os que não são orgulhosos são humildes.

– Comentário do Salmo 33(2),5

Oração: Senhor, quão sublime sois Vós e no entanto os humildes de coração são a Vossa morada.

– Confissões 11,31

04 de janeiro

Quem vem a mim torna-se humilde

Vim na humildade, para ensinar humildade, como modelo de humildade. Quem vem a Mim incorpora-se a Mim.

Quem vem a Mim torna-se humilde; quem aderir a Mim desejará ser humilde, pois não interessa o próprio desejo. Assim, não será jamais abandonado.

– Sermão de João 25,16

Oração: Senhor, Vós viveis sem cuidados por Vossa própria segurança, mas estais sempre preocupado conosco.

– Confissões 9,3

 

05 de janeiro

A Virgem Maria

A Virgem Maria gerou em seu fecundo ventre e inviolado corpo a Ele, que Se tornou visível para nós, a Ele, por quem, enquanto estava invisível, ela fora criada.

Enquanto concebia, ela era virgem; enquanto dava à luz, ela era virgem; uma virgem em sua gravidez, uma virgem enquanto carregava o seu filho, uma virgem eterna.

– Sermão 186,1

Oração: Ó  Senhor Deus, dai-nos Vosso Cristo, deixai-nos conhecer Vosso Cristo, deixai-nos ver Vosso Cristo, não da maneira como os Judeus O viram e O crucificaram, mas como os anjos O viram e se regojizaram.

– Comentário do Salmo 84,9

06 de janeiro

Um homem

Ele nos amou tanto que por nossa causa foi feito um homem no tempo, embora através Dele todo tempo tivesse sido feito. Ele foi feito homem e fez o homem. Ele foi criado pela mãe que Ele criou. Ele foi carregado por mãos que formou. Ele chorou na manjedoura numa infância muda, Ele, a Palavra, sem a Qual toda eloqüência humana silencia.

– Sermão 188,2

Oração: Eu compreendo o que sou e louvo a Vós por isto. Ajudai-me para que eu não me desvie do caminho da salvação.

– Sermão 67,9

07 de janeiro

Fonte de luz

Obviamente, se você pudesse iluminar a si mesmo nunca estaria no escuro, pois está sempre com você mesmo.

Mas não acredite que você é a luz para si mesmo. A verdadeira luz é aquela que ilumina todas as pessoas vindas a este mundo.

– Comentário do Salmo 25(2),11

Oração: Felicidade é o êxtase da verdade porque ela está em Vós, Ó Senhor, Que sois a verdade, minha luz, minha salvação, meu Deus.

– Confissões 10,23

08 de janeiro

Sem humildade o orgulho vencerá

Agarre a verdade de Deus através do caminho que ele oferece, já que Ele vê a fraqueza de nossos passos. O caminho consiste, primeiro, em humildade; segundo, em humildade; terceiro, em humildade.

A menos que a humildade preceda, acompanhe e siga tudo de bom que realizarmos, a menos que tenhamos sempre os olhos fixos nela, o orgulho arrebatará o feito de nossas mãos.

– Carta 118,22

Oração: Eu Vos Reconheço, Ó Senhor, em Vossa humildade, logo não Vos temo em Vossa glória. Eu Vos compreendo em Vossa humildade, logo aspiro por Vós em Vossa imponência. Para todos aqueles que Vos desejam, Vós vireis com clemência.

– Salmo 66,10

09 de janeiro

A essência da amizade

Você não se rebaixa por ser amigo do humilde nem por retribuir o amor que lhe foi demonstrado. Para que mais serve a amizade? Ela recebe esse nome de um amor sem igual, é fiel em Cristo e somente Nele pode ser eterna.

– Resposta às Cartas dos dois Pelágios 1,1

Oração: Senhor, cure e abra os meus olhos para que eu possa reconhecer Vosso desejo. Mostrai-me a estrada que devo seguir para que eu possa ver a Vós.

– Solilóquios 1,5

10 de janeiro

Homens e Mulheres unidos por Ele

Tudo poderia ter sido feito por um anjo se Deus não tivesse valorizado as ações humanas deixando-as como mensageiros de Sua palavra aos outros.

Caso tudo tivesse sido feito por um anjo, a caridade, que une as pessoas, não teria meios de expressar-se; seria como crer que as almas humanas não pudessem aprender umas com as outras.

– Doutrina Cristã, Prefácio 6

Oração: Eu recorro a Vós, meu Deus, meu criador. Eu Vos tinha esquecido, mas Vós me retivestes em Vossa mira.

– Confissões 13,1

11 de janeiro

O hino do amor

O amor que se esgota com a posse do objeto amado não é amor, é desejo. O amor que domina e se deleita com o objeto não é amor, é êxtase. O amor que se opõe ao amor espiritual não é amor, é medo.

Conseqüentemente, estes sentimentos são ruins, se o amor é ruim; e bons, se o amor for bom.

– Cidade de Deus 147,7

Oração: Ó Senhor, eu Vos amo. Eu amo, eu ardo, eu almejo por Vós. Eu piso aqui em tudo aquilo que me dá deleite. Eu quero ir até Vós.

– Sermão 159,8

12 de janeiro

Mude as pessoas e os tempos mudarão

Você diz que os tempos são turbulentos, insuportáveis e miseráveis. Viva corretamente e você mudará os tempos.

Os tempos nunca feriram ninguém. Aqueles que são feridos são seres humanos e aqueles que ferem também. Assim, mude as pessoas e os tempos mudarão.

– Sermão 311,8

Oração: Fazei minha alma despertar do cansaço, Senhor, confiar em Vossa criação.

– Confissões 5,1

13 de janeiro

Conceba Cristo pela fé

A virgindade sagrada de Maria deu à luz Cristo; Ana, em sua viuvez madura, reconheceu a Cristo em sua criança; Elizabeth, em sua castidade conjugal, serviu a Cristo. Todos esses exemplos de fidelidade contribuíram com o Senhor de acordo com suas possibilidades.

Portanto, se Cristo é Verdade, Paz e Justiça, conceba-o pela Fé e aproxime-se Dele pelo trabalho. Assim como o corpo de Maria O concebeu, seu coração deve ser concebido na Lei de Cristo.

– Sermão 192,2

Oração: Pai, um coração fechado não pode impedir a entrada do Vosso olhar. Vós abris quando sentis prazer na misericórdia ou na justiça.

Nada pode se ocultar do vosso calor.

– Confissões 5,1

14 de janeiro

Sonhos e realidade

Um mendigo deitado na sarjeta, tremendo de frio, adormeceu e sonhou com tesouros. Em seu sonho, regozijava-se e tornava-se arrogante, não lançando sequer um olhar a seu próprio pai que estava vestido em trapos.

Enquanto não acordava, era rico; mas, quanto maior a alegria por ela experimentada no sono, uma vez acordada, mais sofreria com a realidade.

– Sermão 345,1

Oração: Ó lar feliz! Ó terra segura! Possa eu morar lá em segurança!

– Sermão 217,2

15 de janeiro

Caridade

A caridade nos permite suportar uns aos outros como se carregássemos nossas próprias cargas. Quando os cervos têm de atravessar um rio, cada um deles carrega em seu dorso a cabeça do anterior.

Desse modo, suportando e auxiliando o companheiro, eles são capazes de atravessar a salvo largos rios e alcançar a terra firme.

– 83 Questões Diversas 71,1

Oração: Ó Senhor, meu Deus, daí atenção a minha prece. Olhai com misericórdia minha cobiça, que não é só minha, mas também dos meus amigos.

– Confissões 11,2

16 de janeiro

Observe o costume local

Quando minha mãe chegou a Milão, encontrou uma Igreja em que não se jejuava aos sábados. Preocupou-se quanto ao que deveria ser feito.

Em nome de minha mãe, pedi um conselho a Ambrósio. Ele respondeu: “Quando vou a Roma eu jejuo aos sábados; aqui não. Se você vai a alguma Igreja, observe primeiro o costume local”.

– Carta 54,2

Oração: Senhor, eu estava longe de Vós e Vós me influenciastes com as várias maneiras de ouvir-Vos: convertido eu rogo a Vós.

– Confissões 13,1

17 de janeiro

Necessidade de posse

Irmãos e irmãs busquem o que é adequado à obra de Deus, não o que atende a sua ganância. Sua ganância não é obra de Deus.

Sua vida, seu corpo, sua alma, estas sim são todas obras divinas. Busquem o necessário para elas e verão o que é essa busca.

– Comentário do Salmo 147,12

Oração: Senhor, são Vossos melhores servos aqueles que desejam modelar suas vidas em Vossas respostas e não Vossas respostas em seus desejos.

– Confissões 10,26

18 de janeiro

Continue avançando

Na terra somos caminhantes, sempre prosseguindo… Isso significa que temos de nos manter em movimento, caminhando adiante. Assim, esteja sempre insatisfeito com o que você é, se quiser alcançar o que você não é.

Se tiver satisfeito com o que é, você parou. Se disser “É suficiente”, você está perdido. Siga andando, movendo-se para frente, tentando atingir a sua meta. Não tente parar no meio do caminho, voltar ou desviar-se dele.

– Sermão 169,18

Oração: Senhor, proteja-nos de todo perigo e nos conduza até Vós. Sejai nossa força da infância até a velhice, porque, enquanto essa força for Vossa, nós seremos fortes.

– Confissões 4,16

19 de janeiro

Os tesouros da Escritura

A profundidade das Escrituras Sagradas é ilimitada. Certamente, se me propusesse a estudá-Las, só a elas e nada mais, desde a infância até a velhice, com a máxima calma, o mais incansável zelo e com os maiores talentos que eu possuísse, ainda assim estaria continuamente fazendo progressos na descoberta de seus infindáveis tesouros.

– Carta 137,3

Oração: Ó Senhor, meu Deus, deixai minha alma exaltar a Vós porque ela pode amar-Vos. Deixai minha alma cantar a Vós Vossas misericórdias porque ela pode louvar a Vós por tudo.

– Confissões 5,1

20 de janeiro

A graça de Deus

Antes eu tinha tentado duramente sustentar a liberdade de escolha do desejo humano; mas a graça de Deus supera tal tentativa.

O Apóstolo Paulo declarou a mais pura verdade ao dizer: “O que tem você recebido que não tenha dado primeiro? Se você recebeu tudo isso, por que então vangloria-se como se a você nada tivesse sido dado? Que a glória há em receber se não souber doar? É dando que se recebe”.

– Revisões 2,27

Oração: Eu Vos agradeço, Senhor, minha alegria, glória, esperança e meu Deus. Eu Vos agradeço pelas graças que me destes. Mantenha-as incólumes para mim: elas serão o meu estofo, e poder estar Convosco por toda a minha vida é uma graça Vossa.

– Confissões 1,20

21 de janeiro

Conhecimento

É possível – Deus permita! – que, fornecendo aos outros livros para ler, eu mesmo faça progressos; que, tentando responder suas perguntas, eu mesmo encontre o que procure.

Portanto, com o poder de Deus, Nosso Senhor, e com Sua ajuda, eu prometi não apenas discursar com autoridade sobre assuntos conhecidos por mim, mas sabê-los melhor para poder, fervorosamente, discutir sobre eles.

– A Trindade 1,8

Oração: Senhor, deixe-me oferecer a Vós o sacrifício de todo pensamento e palavra – mas daí-me primeiro o que devo oferecer a Vós.

– Confissões 11,2

22 de janeiro

Vestimentas da fé

Toda manhã você põe suas roupas na intenção de ocultar sua nudez e proteger seu corpo da temperatura inclemente. Por que você também não veste seu espírito com as vestimentas da fé?

Lembre-se todas as manhãs das verdades de sua crença e mire-se no espelho de sua fé. De outro modo, sua alma estará tomada pelo esquecimento.

– Sermão 58,13

Oração: Senhor, só isto eu peço a Vossa grande bondade: que eu seja totalmente convertido por Vós e que não haja obstáculos que me impeçam de dirigir meu caminho a Vós.

– Solilóquios 1,6

23 de janeiro

Evite o orgulho e apegue-se à sabedoria

Ao ouvir que devem ser humildes, algumas pessoas não desejam aprender mais nada, temendo tornarem-se arrogantes ao possuir algo.

Sabemos quanto Deus nos quer ver nas profundezas ou nas alturas. Deseja-nos humildes evitando o orgulho; deseja-nos também nas alturas, apegado à sabedoria.

– Comentários do Salmo 130,12

Oração: Enquanto eu movo e carrego este corpo, eu rezo para que eu possa ser muito puro, generoso, justo e prudente. Para, assim, ser perfeito amante e conhecedor de Vossos desejos.

– Solilóquios 1,6

24 de janeiro

O peso do amor

A gravidade conduz tudo ao lugar que lhe é próprio. Assim, o fogo encaminha-se para cima e a pedra para baixo. As coisas que não estão em seus devidos lugares agitam-se e só repousam ao encontra-los. Isso também se aplica a nós. Meu amor é meu peso; para qualquer parte que vá, é ele que me leva. O amor de Deus inflama-nos e arrebata-nos para o alto, encontrando o nosso lugar e repouso.

– Confissões 13,9

Oração: Vinde Senhor, para dentro de minha alma que Vós preparastes para receber-Vos, inspirando em mim o desejo de Vossa bondade.

– Confissões 13,1

25 de janeiro

A fé de Abraão

Vamos diariamente oferecer o melhor de nós, avançando em direção a Deus, libertando-nos da posse dos transitórios valores deste mundo. Prestemos atenção à fé de Abraão porque ele é também nosso pai. Imitemos sua devoção e fé.

Somos Cristãos, estranhos na terra. Não nos amedrontemos. Nossa pátria não é nosso mundo.

– Sermão 16A,13

Oração: Deus examina tanto o rico como o pobre, não de acordo com suas terras e casas, mas de acordo coma riqueza de seus corações.

– Comentário do Salmo 48(1),3

26 de janeiro

Renovados pelo amor

As pessoas se renovam pelo amor. Enquanto o desejo pecaminoso as envelhece, o amor as rejuvenesce.

Emaranhado na rede de seus desejos, o Salmista lamenta: “Eu cresci rodeado pelos meus inimigos”.

Por outro lado, o amor é o símbolo de nossa renovação. Lembremos as palavras do Senhor: “Amai-vos uns aos outros”.

– Sermão 350 A,21

Oração: Senhor, aqueles que se excluem das responsabilidades Vós recobrais e eles não caem porque Vós sois o suporte deles.

– Confissões 11,31

27 de janeiro

Pessoas sensíveis

Venham a mim os apaixonados, os sedentos, os famintos, os que estão perdidos no deserto, os que aspiram no paraíso. Que venham todos esses: eles sabem o que estou dizendo.

Mas se eu falar a pessoas insensíveis e frias, elas jamais saberão do que eu estou falando.

– Sermão de João 26,4

Oração: Instruí-me Senhor e determinai o que eu serei. Mas primeiro curai e abri meus ouvidos para que eu possa escutar Vossas palavras.

– Solilóquios 1,5

28 de janeiro

Prece do coração

A oração sincera que emana de um coração cheio de fé é como o incenso elevando-se de um altar sagrado.

Nenhuma fragrância pode ser mais agradável ao Senhor do que a do Seu próprio filho. Que possa toda oração de fé exalar o mesmo perfume.

– Comentário do Salmo 140,6

 

Oração: Senhor, eu pobre e necessitado e Vós sois generoso com todos aqueles que apelam a Vós.

– Confissões 11,2

29 de janeiro

O amor de Deus

Suponha um homem que tenha feito um anel para sua noiva, e que ela tivesse amado mais sinceramente o anel do que o noivo que o fez para ela. Se ela dissesse: “O anel é suficiente. Não quero mais ver o seu rosto”, o que diríamos dela?

A homenagem é dedicada a ela pelo noivo, só que, em troca, ele deseja ser amado. Deus tem dado a você todas as coisas. Portanto, ame-O.

– Sermão de 1 João 2,11

Oração: Senhor, deixai aqueles que Vos entendem, louvar-Vos. E aqueles que não Vos entendem, rezai por eles.

– Confissões 11,31

30 de janeiro

Suportar tudo que incomoda

O que significa: “Deixe-o carregar sua cruz”? Suportar tudo que incomoda: é assim que eles precisam Me seguir. Seguindo-Me, imitando a minha conduta, obedecendo aos Meus mandamentos, encontrarão muitos opositores que tentarão dissuadi-los. E tais opositores estarão entre os próprios seguidores de Cristo.

– Sermão 96,4

Oração: Ó Senhor meu Deus, qual é a semente de Vosso profundo mistério? Quão longe estou deste lugar por causa dos meus pecados!

– Confissões 149,31

31 de janeiro

A importância da bondade

Quando estamos oprimidos pela pobreza, entristecidos e magoados, quando a dor no corpo nos torna irritadiços, ou quando outro ressentimento nos aflige, é importante ter por perto pessoas que nos digam uma palavra que nos levante. Assim, nossa amargura é mitigada, nossos problemas superados e nossas preocupações aliviadas.

– Carta 130,2

Oração: Senhor, mesmo que a prosperidade sorria ou a adversidade venha, deixai sempre em minha boca o Vosso louvor.

– Comentário do Salmo 138,16