365 Dias com Santo Agostinho

Março

01 de março

O presente prometido

Cristo concede justificativas àquelas que acreditam nEle porque têm fé e não simplesmente porque observam a lei. A bênção concedida a Abraão por sua fé exemplar é extensiva aos Gentios. Assim nós podemos receber o Espírito Prometido através da fé.

Em outras palavras, o presente prometido aos crentes não é um espírito de difícil aparência, mas de devoção interior inspirado pelo amor.

– Comentário aos Gálatas 22

Oração: Ó verdade repleta de graça! Quem Vos pode explicar? Quem estará apto a agradecer-vos?

– Sermão 290,5

02 de março

A vida acarreta mudanças

Um bom motivo exige uma mudança no que estava sendo feito corretamente até então, se o tempo ou circunstância forem mudados.

Assim, quando os opositores dizem que não é certo fazer mudanças, a verdade responde que o que não é certo é não fazer mudanças.

– Carta 138

Oração: Senhor, vós estais sempre preparando algo: Preparastes a nós para servir-vos; preparaste-Vos para nos servir. Preparais um lugar para vós em nós e outro para nós habitarmos em Vós.

– Sermão de João 68,3

03 de março

Que um suporte o fardo do outro

A responsabilidade do amor está em que suportemos os fardos uns dos outros. Mas esta responsabilidade, que não é eterna, nos conduz a uma felicidade eterna na qual não haverá nenhum fardo que exija nossa responsabilidade.

Porém, agora, enquanto estamos nesta vida, isto é, nesta viagem, temos de suportar as cargas alheias para que possamos alcançar uma vida livre de qualquer fardo.

– 83 Questões Diversas, 71

Oração: Senhor, inspirai-me com amor para que eu possa ensinar amabilidades. Dai-me paciência para que eu ensine disciplina. Iluminai meu entendimento para que eu ensine a brilhar.

– Comentário do Salmo 118 (17),4

04 de março

Causas do castigo

Vocês que se gabam do castigo que suportam esquecem que quando Nosso Senhor padeceu havia três cruzes? O Senhor sofreu entre dois ladrões.

Não foi o castigo que os distinguiu, mas o motivo pelo qual foram punidos.

– Sermão 325,2

Oração: Vós sois Único e viestes em meu auxílio. Em vós nada falta e não há excessos. Através de Vós tudo gera e é gerado.

– Solilóquios 1,4

05 de março

O Todo-Poderoso: Aquele que cura

Nosso sofrimento é sério, mas o médico é Todo-Poderoso. Será que isto lhe parece tão pequeno só porque, enquanto você estava vivendo em pecado e desgraça, Ele não tirou a sua vida, mas trouxe-o para a crença e perdoou seus pecados?

O que eu sofro é sério, mas eu confio no Todo-Poderoso. Eu me desesperaria com o meu sofrimento mortal se eu não tivesse encontrado tão grande Médico.

– Sermão 352,3

Oração: Trazei alívio para as minhas dores com Vossa Medicina. Por mais graves que elas sejam, busco refúgio no Todo-Poderoso.

– Comentário do Salmo 50,6

06 de março

Jesus superou a maldição

Jesus superou a maldição da raça humana carregando-a sobre sua própria pessoa. Venceu a morte sofrendo a morte em si mesmo, o pecado identificando-se com o pecado, e a velha serpente com outra serpente.

Morte, pecado e serpente foram todos incluídos na maldição de Deus sobre a raça humana após o primeiro pecado, mas a cruz triunfou sobre todos.

– Comentários dos Gálatas

Oração: Vós sois o verdadeiro Senhor. Não sois como aqueles senhores que tudo pensam comprar com suas moedas; Vós comprais com sangue. Vós me destes a força para que eu me salvasse.

– Comentário do Salmo 139,11

07 de março

Rezamos para Ele, por Ele e nEle

Rezamos para Cristo como Deus e Ele reza por nós como um criado. No primeiro caso Ele é o criador; no segundo, a criatura. Ele mesmo nunca mudou. Tomou para si a nossa natureza para muda-la, e nos fez homem como Ele mesmo, Mente e Corpo.

Rezamos então para Ele, por Ele e Nele. Falamos junto com ele e Ele fala junto conosco.

Comentário do Salmo 85,1

Oração: Rogo a Vós, Deus, para que nos conduza à verdade, dizendo-nos boas coisas, não permitindo que caiamos em erro.

– Solilóquios 1,3

08 de março

Progresso diário em direção a Deus

Como Cristãos, nossa tarefa é progredir diariamente em direção a Deus. Nossa peregrinação na terra é uma escola na qual Deus é o único professor, que exige bons alunos.

Nessa escola aprendemos alguma coisa todo o dia. Aprendemos alguma coisa dos mandamentos, alguma coisa dos sacramentos, que são remédios para nossos ferimentos e material para nosso estudo.

– Sermão 16A,1

Oração: Senhor, Vós auxiliais aqueles que Vos procuram. Seremos redimidos se a Vós nos voltarmos.

– Comentário do Salmo 17,15

09 de março

Deus nos chama para conversar

Deus nos chama para conversar e nos convida para fazer penitência. Ele nos chama através dos maravilhosos presentes por Ele criados e nos chama garantindo a vida.

Ele nos chama através do leitor e do pregador. Ele nos chama com a mais íntima força dos nossos pensamentos. Ele nos chama com flagelo do castigo e Ele nos chama com a misericórdia de seu perdão.

Comentário do Salmo 102,16

Oração: Para que eu não seja condenado, observai Vossos trabalhos sobre mim, não os meus, Senhor, Então, serei salvo.

– Comentário do Salmo 137,18

10 de março

O amanhã pode não chegar nunca

Deus não está tão paciente agora com você para suportar que você pense que Ele não será justo em sua punição. Não diga então: “Amanhã eu serei convertido, amanhã eu agradecerei a Deus e tudo que eu fizer será perdoado”.

O que você diz é verdade: Deus prometeu o perdão se você voltar para Ele. Mas o que Ele não prometeu é se você terá o  amanhã para realizar a sua conversão.

Comentário do Salmo 144,11

Oração: Senhor, agi, despertai-nos e chamai-nos! Vinde abrasar-nos e arrebatai-nos, inflamai-nos, enchei-nos de doçura: amemos, corramos o vosso lado!

– Confissões 8,4

11 de março

O Senhor nos conduz

Senhor, ajudai-nos quando nos movemos em Vossa direção. Permitais que nós nunca possamos atribuir à nossa própria sabedoria o fato de estarmos convertidos, nem nos deixe atribuir à nossa força o fato de termos realmente alcançado a Vós. Só assim evitaremos ser repelidos por Vós que resiste ao orgulho.

Comentário do Salmo 18(1),15

Oração: Senhor, ajudai-nos, para que na nossa mudança possamos encontrá-Lo pronto para oferecer-Vos a alegria de nosso amor.

– Comentário do Salmo 6,5

12 de março

A graça de ser bom

Ele que nos concedeu a graça de ser nos concede também a graça de sermos bons. Ele dá a graça àqueles que se voltam para Ele. Ele os procurou antes mesmo que estivessem convertidos ou longe de Seus caminhos.

Comentário do Salmo 103 (4),2

Oração: Senhor, ordenai e requisitai o que desejardes. Abri meus ouvidos para que eu possa ouvir Vossa voz. Curai meus olhos para que eu veja Vossos comandos. Expulsai de mim as maldades para que eu vos reconheça.

– Solilóquios 1,5

13 de março

A misericórdia do patrão

Embora a ovelha pudesse perder-se enquanto vagava, ela não poderia encontrar-se sozinha. Ela jamais teria sido encontrada se a misericórdia do pastor não a tivesse procurado.

Assim também o filho pródigo foi procurado e trazido por Aquele que dá a vida para todas as coisas. Por quem mais poderia ter sido encontrado senão por Aquele que veio para procurar e salvar o que estava perdido?

– Sermão 205,1

Oração: Senhor Jesus sofrestes  por nós; fostes punido não por Vossas falhas, mas pelas nossas. Pretendestes abolir, assim, as falhas e as punições.

Sermão 136,6

14 de março

Quaresma: o resumo de toda uma vida

Os Cristãos devem viver sempre sem nenhum desejo de descer de suas cruzes, pois de outro modo eles afundarão no lamaçal do mundo. Mas mesmo fazendo isto durante toda a vida, temos ainda de fazer um grande sacrifício nos dias de Quaresma.

– Comentário do Salmo 77,24

Oração: Senhor, errei muito; não posso esperar por um descanso imediato. Meus tormentos permanecerão até Vossa Vinda. Quando Vierdes, minha tortura cessará.

– Sermão 327,2

15 de março

O remédio para o pecado

Perdoemos nossos devedores e assim serão perdoadas nossas dívidas. Devemos dizer esta frase com sinceridade porque ela contém uma esmola.

Pecados que nos oprimem não podem ser objeto de menosprezo: o que é menor do que gotas de chuva? Ainda assim elas enchem um rio; o que é menor do que grãos de milho? Apesar disto, eles enchem um celeiro.

Você percebe o tamanho dos pecados, mas não percebe a quantidade. Em todo caso, Deus nos deu um remédio para eles.

– Sermão 261,10

Oração: Ó Pai Nosso, esquecei nossos débitos assim como perdoamos nossos devedores.

– Sermão 261,10

16 de março

Perseverança

Sua primeira tarefa é estar insatisfeito consigo mesmo, lutar contra o pecado e transformar-se em algo melhor.

Sua segunda tarefa é suportar os julgamentos e tentações desse mundo, que serão trazidos pelas mudanças em sua vida e ter perseverança no meio disso tudo até o verdadeiro final.

– Comentário do Salmo 59,5

Oração: Fazei, ó Senhor, que esperemos à sombra das asas. Protegei-nos e guiai-nos. Nossa firmeza só é força quando vós nelas estais.

– Confissões 4,16

17 de março

Perdão

Perdoe para que você possa ser perdoado. Fazendo isto, nada mais será exigido do corpo. É a vontade que age,. Você não sentirá a dor física e nada faltará na sua casa.

Na verdade, irmãos e irmãs, vocês podem ver que o mal está naqueles que dizem amar até o inimigo sem, no entanto saberem perdoar a um irmão ou irmã arrependidos.

Sermão 210,10

Oração: Suplico-Vos, Ó meu Deus, que me perdoeis os pecados, porque sois a Única Verdade.

– Confissões 11,3

18 de março

Pedindo Perdão

Quantos existem que, mesmo cientes de que pecaram contra seus irmãos ou irmãs,ficam relutantes em dizer: “Perdoe-me”.

Eles não tiveram vergonha de pecar, mas têm vergonha de pedir perdão. Não têm vergonha do mal praticado,

 

mas ficam corados onde a humildade é necessária.

– Comentário do Salmo 84,8

Oração: Imploro-vos, meu Deus, a quem a fé nos conduz: que vossa misericórdia me atinja.

– Solilóquios

19 de março

Conversão

Vocês voltaram-se para Deus por mérito próprio ou porque Ele os chamou? Não foi Deus que os chamou quando vocês estavam contra Ele, tornando possível que voltassem para ele?

Logo, não reivindique sua conversão como um mérito seu. Se Ele não tivesse chamado quando você estava fugindo, você não teria sido capaz de voltar.

– Comentário do Salmo 84,8

Oração: Por minha culpa, mal vivi, causei a minha morte. Em vós revivo. Falai, conversai comigo.

– Confissões 12,10

20 de março

Conversão completa

É muito difícil dar as costas à escuridão das paixões terrenas e partir para a calma da luz divina. Porém podemos transformar nossa antiga vida e dar ao nosso espírito uma nova imagem se pedirmos a Deus que nos ajude, fazendo em nós uma conversão completa.

– Comentário do Salmo 6,5

Oração: Vós, Senhor, deleitado com os perfumes do Vosso Santo Templo, tende piedade de mim, segundo a Vossa grande misericórdia, devido a Vosso Nome. Se nunca abandonais as obras começadas, aperfeiçoai o que em mim há de incompleto.

– Confissões 10,4

21 de março

A cruz de Cristo é eterna

A serpente da salvação no tempo de Moisés foi moldada em bronze como um símbolo de fé nos efeitos duradouros da Paixão do Senhor. A Fé na cruz de Cristo permanecerá para sempre porque ela é duradoura como o bronze.

Apesar do constante ciclo de nascimento e morte, a cruz permanecerá no alto, sobre a terra, para curar todos aqueles que olham para ela.

– Comentário dos Gálatas 22

Oração: Como nos amastes, Ó Pai bondoso! Não perdoastes ao Vosso Filho Único! Vós o entregastes à morte por nós, ímpios pecadores! Como nos amastes!

– Confissões 10,43

22 de março

Vida através da Morte

A menos que a Palavra de Deus tivesse suposto que nossa carne era mortal, Ele não poderia ter morrido por nós. Só desse modo foi o imortal Deus capaz de morrer e dar vida ao humano mortal.

Portanto, através desta dupla divisão, Ele fez uma troca maravilhosa: nós tornamos a morte possível para Ele e Ele tornou a vida possível para nós.

– Sermão 218C,1

Oração: Vós me ensinastes as leis da misericórdia, ensinando-me a ter fé em Vós, perdoando meus pecados e me prevenindo dos modos pelos quais poderia eu ofender-Vos.

– Comentário do Salmo 129,3

23 de março

Deus morreu por nós

Não importa quão grande sejam as promessas que o Senhor nos fez para o futuro, nós precisamos ter em conta que as coisas que Ele fez por nós são ainda maiores.

Quem pode duvidar que Ele irá dividir Sua vida com os santos, se Ele já deu a Eles a sua morte?

– Sermão 218C,1

Oração: Senhor, tenho esperado vossa vinda, que suprirá todas as minhas necessidades e que trará, ainda, as leis de Vossa misericórdia.

Comentário do Salmo 129,3

24 de março

A glória da cruz

É importante declarar que Cristo foi crucificado para a nossa salvação, proclamando isto com alegria e não com medo e vergonha. Paulo, o Apóstolo, viu nisto razão de orgulho.

Ele poderia ter contado muitas coisas notáveis e divinas sobre Cristo, pois como Deus Ele dividiu com seu pai o trabalho da criação, e como homem, assim como nós, Ele mestre do mundo. Mas Paulo jamais se ufanaria com nenhuma dessas coisas maravilhosas.

– Sermão 218C,1

Oração: Senhor, no caso de eu falhar, curai-me com Vossas repreensões. Vós estabeleceis a lei; se eu esquece-la, serei esquecido.

Comentário do Salmo 129,3

25 de março

Salve, cheia de graça

Maria, quando Jesus foi concebido em você, Ele a encontrou virgem; depois de ter nascido de você, Ele deixou-a virgem. Ele lhe deu fertilidade, mas não violou sua integridade. Por que isto aconteceu com você?

Diga-me, anjo Gabriel, por que isto acontece com Maria. O anjo responde: “Eu estabeleci isso com minha saudação, ‘Ave, Maria cheia de graça’”.

– Sermão 291,6

Oração: Ó Maria, fostes uma virgem ao conceber e cuidar de teu Filho; mais forte fostes ao suportar sua Morte. Rezemos ao Senhor.

Instruções 22,40

26 de março

Reconhecendo os pecados

Todos nós somos membros de Cristo. Como então vocês pecam diante de um membro de Cristo?

Se você, ao oferecer um presente no altar, lembra que seu irmão ou irmã tem alguma coisa contra você, deixe seu presente diante do altar.

Deus procura mais por você do que pelo presente. Ele procura por aquele que Ele redimiu com Seu Sangue, ao invés daquilo que você depositar para Ele.

– Sermão 82,4-5

Oração: Senhor, Vós sois o meu refúgio contra os tormentos dos pecados que afligem e ameaçam o meu coração. Minha salvação está em Vós. Livrai-me das nódoas que os pecados me deixaram.

Salmo 31,7

27 de março

Reprimindo os desejos da carne

Esteja certo de que logo celebraremos a paixão de Nosso Senhor crucificado. É, pois, importante que mantenhamos nossos compromissos com Ele, que crucifiquemos a nós mesmos reprimindo os desejos da carne.

É sobre esta cruz que nós, cristãos, devemos continuamente nos pendurar, já que nossas vidas estão cercadas por provas e tentações.

– Sermão 205,1

Oração: Senhor, em vós busco a salvação: em Vosso amor me redimo de minhas culpas.

Comentário do Salmo 18,16

28 de março

A lição das três cruzes

Havia um lugar com três cruzes. Em uma delas estava pendurado um ladrão que ia ser libertado. Na outra, um ladrão que ia ser condenado. No meio, estava Cristo, que ia libertar um e condenar o outro.

O que há de mais semelhante do que as três cruzes? Mas o que há de menos semelhante do que as três pessoas que nelas estão penduradas?

– Carta 93,8

Oração: Dai-nos, Senhor, Vosso Cristo. Nós O veremos não como viram seus contemporâneos, mas como O vêem os anjos; rejubilando-se com sua visão.

Comentário do Salmo 74,11

29 de março

As unhas de Cristo

A carne significa os desejos mais baixos de nossa natureza; as unhas significam as exigências de justiça e santidade de Deus, e elas guardam em si o mesmo medo, o medo que Deus trespasse nossa carne e nos pregue na cruz com um sacrifício aceitável para Ele.

Numa passagem exemplar, Paulo, o Apóstolo, apela por nós, oferecendo nossos corpos como um sacrifício vivo, sagrado e aceitável para Deus.

– Sermão 205,1

Oração: Não me desprezai, ó Deus, não rejeitai este mortal que busca a eternidade. Sois a cura para meus males.

Comentário do Salmo 31(2),1

30 de março

Castigo fraternal

Meu conselho é que amemos de todas as maneiras nossos irmãos e irmãs que cometeram pecado, e, quando necessário, apliquemos a disciplina. De outro modo o mal pode crescer pelo relaxamento da disciplina.

Se o pecado é particular, corrija o pecador em particular. Se o pecado é público e manifesto, aplique o corretivo em público a fim de que o pecador possa ser levado à melhoria e os outros possam pensar com um medo saudável.

– Sermão 83,8

Oração: Senhor, julgai-nos de acordo com Vossa consciência, corrigindo-nos ou aprovando nossa conduta.

Comentário do Salmo 31(2),1

31 de março

O sacrifício de Cristo

Mesmo que o homem Jesus Cristo, na forma de Deus, junto com o Pai com que Ele é o Deus único, aceite nosso sacrifício, ainda assim Ele escolheu na forma de um servo ser o sacrifício ao invés de aceitar o que foi imposto.

Assim, é Ele quem faz a oferenda e, ao mesmo tempo, é Ele quem é ofertado.

– Cidade de Deus 10,20

Oração: Senhor, Vós alegrastes meu espírito com Vosso brilho. Quão gloriosa é a vossa taça, superando todas e quaisquer expectativa!.

Comentário do Salmo 22,5