365 Dias com Santo Agostinho

Julho

01 de julho

Um Mestre: Cristo

Evite ser chamado de “Mestre”. Só um é seu verdadeiro mestre, o messias. Deixe, portanto, que Ele fale ao seu interior, lá onde ninguém mais pode entrar.

Além disso, não permita que ninguém tome o lugar que é dEle por direito. Deixe que Sua unção se espalhe em seu coração, para que não se torne um coração sedento no deserto, sem fontes para ser saciado.

– Sermão de João 3,13

Oração: Vós tendes me acompanhado em seus caminhos, Ó Verdade, ensinando-me do que me esquivar e o que desejar.

– Confissões 10,40

02 de julho

Ame Cristo totalmente

Se você deseja amar a Cristo, estenda seu amor sobre toda a terra, pois Cristo está em toda parte. Se amar só uma parte, estará dividido. Se estiver dividido, não estará no Corpo. Não estando no Corpo, não estará sob a Cabeça.

Qual seria a vantagem para você acreditar e ao mesmo tempo blasfemar contra Ele?

– Sermão de 1João 10,7

Oração: Observai, Ó Senhor, nós somos vosso rebanho, pertencemos a Vós.

– Confissões 10,36

03 de julho

Quem são os orgulhosos?

Quem são os orgulhosos? São aqueles que fazem penitência e confessam seus pecados para serem curados através da humildade. Quem são os orgulhosos? Aqueles que atribuem a si próprios qualidades que pensam possuir e que tentam diminuir a força da misericórdia de Deus.

Quem são os orgulhosos? Aqueles que, enquanto atribuem a Deus o bem que realizam, menos prezam os que não conseguem realizar tais trabalhos.

– Comentário do Salmo 93,15

Oração: Esta é minha glória, Senhor meu Deus, louvai-vos eternamente com todas as minhas forças. Todas as boas coisas vêm de Vós, pois sois Deus, sendo, então, tudo o que é bom.

– Comentário do Salmo 29,13

04 de julho

Melhoremos nossas vidas

Tempos ruins! Tempos difíceis! É isto o que as pessoas estão dizendo. Melhoremos nossas vidas que os tempos ficarão melhores… Porque nós fazemos nosso próprio tempo. Os tempos são como nós somos.

O que podemos fazer? Talvez Não possamos dar a todas as pessoas uma vida realmente boa. Mas devemos oferecer àqueles que ouvem melhor. Que aqueles que vivem bem ajudem os que vivem mal.

– Sermão 30,8

Oração: Ó Verdade, Luz do meu coração, não me falem as minhas trevas, por elas me deixarei levar e obscureci-me. Mas, mesmo no fundo desse abismo, amei-Vos. Por minha culpa, mal vivi. Causei-me a morte. Em Vós revivo. Falai, então, comigo.

– Confissões 12,10

05 de julho

Pense humildemente

Você deseja ser grande? Então comece pelo que é menor. Você deseja construir um edifício alto e sólido? Pense, então, primeiro em fundá-lo com humildade.

Quando alguém deseja erigir um alto edifício, precisa fazer as fundações bem profundas. Mas para faze-las é necessário descer até as profundezas.

– Sermão 69,2

Oração: Ó Senhor meu Deus, quão sublime sois! Contudo, a Vossa morada são os humildes de coração! Levantais os que caíram e não caem aqueles de quem Vós sois a altura!

– Confissões 11,31

06 de julho

O amor de Deus e a Igreja

Ame se pai, mas não mais do que você ama a Deus. Ame sua mãe, mas não mais do que aquela que fez você nascer para a vida eterna.

Além do amor que você sente por seus pais, atente para o amor que você deve dedicar a Deus e à Igreja. Pois se você devota tanto amor àqueles que o geraram para uma vida que deve terminar em morte, tanto mais você deve devotar àqueles que lhe garantiram a vida eterna.

– Sermão 344,2

Oração: Agarre-se ao Senhor com amor, que sua vida florescerá ao fim dos dias. Abrace com fé, gratidão e certeza as promessas de Deus e creia na sua inabalável misericórdia.

– Carta 248,1

07 de julho

Senhor, salvai-me

É preciso uma grande virtude para atingir a felicidade: primeiro é necessário aprender a caminhar e confiar em Cristo.

Caso você comece a pecar, diga: “Senhor, estou perdido; salvai-me”, e assim não perecerá. Pois somente Ele pode livrá-lo da morte do corpo. Ele que morreu por você.

– Sermão 26,9

Oração: Senhor, nosso Deus, abençoai-nos para que não nos percamos de Vós. Se estivermos verdadeiramente unidos a Vós, não Vos perderemos e também não nos perderemos.

– Sermão 113,6

08 de julho

O poder das palavras

Note que se penso no que vou dizer é porque as palavras já existem em meu coração. Se falo com você é porque estou preocupado em fazer presente no seu coração o que já está presente no meu.

Assim, procurando um caminho para permitir que a palavra que existe em mim possa alcançá-lo e passe a morar em você, recorri à minha voz. O som transmite minhas palavras e seus significados, esvanecendo-se depois. Porém, minha palavra está agora em você, sem, no entanto, nunca ter me abandonado.

– Sermão 293,3

Oração: Clamo a Vós, meu Senhor, que me revelai a mim mesmo, para que eu me conheça.

– Confissões 10,1

09 de julho

As orações dos mártires

Nesta mesa nós não celebraremos os mártires do mesmo modo que celebramos outros que agora descansam em paz; logo, devemos incluí-los em nossas preces. Assim, nós os celebraremos de modo que possam orar por nós, ajudando-nos a seguir seus passos.

Os mártires praticaram o amor perfeito, o qual, segundo Cristo, não pode ser suplantado. Ofereceram a seus irmãos e irmãs o mesmo amor que tinham  recebido da mesa do Senhor.

– Sermão de João 84,2

Oração: Ó corpo de Cristo, Igreja sagrada, tudo em Vós afirma: “Senhor, que é semelhante a Vós?”

– Comentário do Salmo 34,14

10 de julho

Veja Deus no seu próximo

Você que ainda não viveu o desejo de Deus, amando ao seu próximo, torne-se merecedor de vive-lo. Amando ao próximo você purifica seus olhos, podendo, então, ver a Deus.

Ame seu próximo e verá dentro de você a fonte deste amor. Lá você verá Deus tão puramente quanto for capaz.

– Sermão de João 17,8

Oração: Senhor, Deus meu, atendei minha oração. Que vossa misericórdia ouça meu desejo, pois não é só por mim que ele palpita, senão por aqueles que a caridade me faz olhar como irmãos.

– Confissões 11,12

11 de julho

O trabalho árduo do justo

A maioria das pessoas desejaria, se fosse possível, obter o regozijo de uma sabedoria perfeita, sem a dureza do trabalho árduo e sem sofrimento. Entretanto isto é impossível na vida mortal. Na educação dos seres humanos, o trabalho árduo precede o prazer de compreender a verdade.

– Respostas a Faustus 22,52

Oração: Senhor, Vós me fizestes livre, mas sem Vós todos os meus esforços são inúteis. Clamo a Vós, único Criador, que não abandoneis Vossa criação.

– Comentário do Salmo 26(2),17

12 de julho

O conhecimento gradual

A chamada que existia para nos queimar por completo, mas que ainda não nos havia queimado era pra mim e para meus amigos o brilho que emanava da filosofia e que iluminava nosso caminho, sendo o melhor que poderia existir.

De repente, alguns livros substanciais apareceram e iniciaram um incrível incêndio em mim, mais poderosos do que eu mesmo poderia acreditar.

Depois disto, como poderia a honra, a ostentação humana, o desejo por uma fama vazia ou as consolações dessa vida agonizante conduzir-me? Rapidamente, entreguei-me completamente a mim mesmo.

– Respostas aos Acadêmicos 2,2

Oração: Vós que sempre fostes antes mesmo de nós sermos e antes do mundo existir, tendes nos oferecido refúgios através dos quais retornamos a Vós.

– Comentário do Salmo 89,3

13 de julho

Os sacerdotes e os criadores

A primeira coisa que verdadeiros líderes precisam perceber é que também são criadores e não devem considerar indigno quem assim o seja.

Porque o Senhor dos senhores não considerou indigno ser um criado para nós.

– Sermão 340A,1

Oração: Afastai minha ignorância, Senhor, para que eu Vos conheça. Mostrai-me o caminho que conduz a Vós e com Vosso auxílio farei tudo o que ordenareis.

– Solilóquios 1,1

14 de julho

Admitindo a fraqueza alheia

Lembre-se de que você será considerado culpado não por ignorar, mas por não procurar saber o que faz ignorante.

Todos devem possuir o dom de saber, descobrir o quanto é prejudicial a ignorância, devendo também possuir o dom de confessar sua fraqueza.

– Desejo Livre 3,19

Oração: Errei, mas recordei-me de Vós. Ouvi atrás de mim a Vossa Voz a pedir-me que voltasse. Agora, ardente e desejoso, volto para beber em Vossa fonte.

– Confissões 12,10

15 de julho

Ore sem falar muito

Sem dúvida não é repreensível ou inútil orar prolongadamente quando se é livre. Isto não significa que devemos deixar outros trabalhos por fazer, mas que devemos rezar sempre que nosso coração mandar.

Mas orar prolongadamente não significa, como muitos pensam, rezar falando muito. Um desejo intenso e constante não é o mesmo que falar muito.

– Carta 130,19

Oração: Qua a minha alma Vos louve para que vos ame:que confesse as vossas misericórdias para que Vos louve.

– Confissões 5,1

16 de julho

Seu bom nome

Consciência e um bom nome são apenas dois diferentes aspectos da honra. A consciência é para seu próprio bem; e um bom nome, para o bem de seu próximo.

Todo aquele que está em paz com a sua consciência mas ainda não tem um bom nome, torna-se insensível, especialmente se ocupa uma posição de liderança.

– Sermão 355,1

Oração: Agradeço a Vós, Ó Senhor, minha alegria e minha glória, minha confiança em Deus. Graças Vos sejam dadas pelos dons que me concedestes. Se existo, Vós me destes a existência.

– Confissões 1,20

17 de julho

Mesmo na guerra, seja pacífico

A paz deve ser objeto de nossos desejos e a guerra deve ser considerada como destruição. Que Deus possa livrar-nos da guerra e preservar a paz.

Mesmo na guerra, seja um pacificador. Deste modo, conquistando aqueles que você combate, poderá traze-los de volta para as bênçãos da paz.

– Carta 189,6

Oração: Ó Senhor meu Deus, concedei a paz, pois tudo nos oferecestes, a paz do descanso, a paz do sábado que não entardece.

– Confissões 13,35

18 de julho

Amando e caminhando

Nós aproximamo-nos de Deus não apenas andando, mas também amando. Quanto mais puro nosso amor por Ele, por Quem sempre lutamos, mais presente em nós Ele estará.

Para Ele, portanto, que está presente em todo lugar, nós devemos andar não só com os pés, mas também com nossas virtudes morais julgadas não pelo objeto de nosso conhecimento, mas pelo objeto de nosso amor.

– Carta 155,13

Oração: Todo o espírito Vos louva, Senhor, pelos próprios lábios erguidos para Vós. Assim, a nossa alma levanta-se da lassidão atirando-se para Vós. Aí encontrará o rejuvenescimento e a verdadeira força.

– Confissões 5,1

19 de julho

Tempo de orar

Desejemos e rezemos continuamente, exceto em certas horas em que voltamos nossas mentes para outras preocupações e outros trabalhos, podendo então serem o desejo e a prece amenizadas.

Retornemos ao verdadeiro prazer da oração.

– Carta 130,10

Oração: Que eu Vos procure, Senhor, invocando-Vos; e que Vos invoque crendo em Vós, pois nos fostes pregando. Senhor, invoco-Vos a fé que me destes; a fé que me inspirastes por intermédio da humanidade de Vosso Filho e pela missão de Vosso pregador.

– Confissões 1,1

 

20 de julho

Dois tipos de pessoas

Essencialmente, há dois tipos de pessoas, porque há dois tipos de amor: um é sagrado e o outro é egoísta. Um é objeto de Deus, o outro é o esforço para equiparar-se a Ele.

Um é amigável, o outro é invejoso. Um deseja ao próximo o que gostaria de ter para si mesmo. O outro deseja dominar o próximo para si mesmo. Um auxilia o próximo a satisfazer seus desejos; o outro guia o próximo para satisfazer seu próprio interesse.

– O Sentido Literal do Gênesis 11,15

Oração: Senhor, Vós sois alimento vital do coração puro!

– Confissões 13,21

21 de julho

A porta do diabo: cobiça e medo

O diabo não seduz ou influencia ninguém a menos que encontre uma pessoa que já é, de algum modo, parecida com ele. Quando o diabo encontra alguém cobiçando algo, ele abre a porta da cobiça e o convida a entrar.

Quando o diabo encontra alguém temeroso de algo, aconselha que alguém passe rapidamente e entre. Por estas duas portas, cobiça e medo, o diabo ganha a alma de alguém.

– Sermão 12,11

Oração: Senhor, Vós salvastes minha alma da prisão do medo; Então devo servir-Vos com a liberdade do amor.

– Comentário do Salmo 30(1),8

22 de julho

Nosso fim

Nossa oração é: “Desvende a mim, ó Senhor, meu fim”. O fim é onde permaneceremos. Ao deixarmos nossa casa, nosso fim era a Igreja; depois, cada um de nós tinha por fim voltar a casa. Nós terminávamos no lugar para o qual tínhamos nos dirigido.

Agora, estamos todos aqui, engajados na peregrinação da vida, caminhando em direção a um final, nossa verdadeira Pátria. Qual é a nossa verdadeira Pátria? É Jerusalém, mãe dos fiéis, mãe da vida.

– Sermão 16A,9

Oração: Ó bondosa onipotência que olhai por cada um de nós como se de um só cuidásseis, velando por todos como por cada um!

– Confissões 3,11

23 de julho

Amor, o guardião da virgindade

Só Deus dá a virgindade e o amor e os protege. E Deus é amor! O amor, portanto, é o guardião da virgindade e a humanidade é o lugar em que mora esse guardião. Deus disse que o Espírito Santo descansa no humilde, no pacífico e naquele que teme suas palavras.

As esposas humildes seguem mais facilmente o cordeiro do que as virgens orgulhosas.

– Sagrada Virgindade 51,52

Oração: Caminhemos rumo à sublimidade com os passos da humildade.

-Sagrada Virgindade 52,53

24 de julho

A igreja e a contemplação

Se a igreja requisita seus serviços, não aceite pensando somente em ir em frente, nem recuse movido pela preguiça. Obedeça a Deus com a simplicidade de seu coração, submetendo-se humildemente a Ele que o dirige.

Você não deve preferir uma vida preguiçosa às necessidades da Igreja, pois, se não existissem pessoas para servi-La quando Ela nos deu a luz, você não teria encontrado um caminho para nascer.

– Carta 48,2

Oração: Todos Vos consultam o que desejam, mas sempre ouvem o que querem. O Vosso servo mais fiel é aquele que não espera nem prefere ouvir aquilo que quer, mas se propõe a aceitar, antes de tudo, a resposta que de Vós ouviu.

– Confissões 10,26

25 de julho

Meu propósito é encontrar meu Deus

Fervorosamente, procuro meu Deus nas coisas matérias do Céu e da Terra e não encontro. Procuro Sua realidade na minha própria alma e não encontro. Ainda assim, meu propósito é encontrar meu Deus.

No meu anseio de entender e examinar as coisas visíveis e invisíveis por Deus criadas, minha alma transborda dentro de mim. Não tenho outro propósito, a partir de hoje, a não ser encontrar meu Deus.

– Comentário do Salmo 41,1

Oração: Invoco-Vos, ó meu Deus, misericórdia minha, que me criastes e não Vos esquecestes de quem vos esqueceu. Chamo-Vos à minha alma, que preparastes para Vos receber, inspirando-lhe este desejo.

– Confissões 13,1

26 de julho

Ansiando por Deus

Mais do que tudo, eu procurava algo para amar porque estava amando o amor. Havia uma ânsia dentro de mim, uma necessidade interior, uma fome que só Deus poderia saciar.

Eu não tinha fome de comida; não porque estivesse saciado, mas porque quanto mais eu comia, mais a comida me repugnava.

Confissões 3,1

Oração: Ó Senhor, seja minha herança; eu Vos amo totalmente: com todo o meu coração, com toda razão eu Vos amo.

– Sermões 334,3

27 de julho

Duas cidades

Existem duas cidades: a do devoto e da do não-devoto. Elas existem desde que começou a raça humana e existirão até o fim do mundo.

Pó enquanto, na aparência externa, elas são idênticas, mas suas aspirações são diferentes, No dia do julgamento, elas serão separadas para que todos vejam.

– Instruções Catequéticas 31

Oração: Ó Deus meu Pai, busco-Vos sem fazer julgamento acerca de Vós. Auxilia-me e sejai meu Guia.

– Confissões 9,17

28 de julho
O amor alcançável

Esta é a regra do amor: o bem que desejamos a nós mesmos também devemos desejar ao próximo; e o mal contra o qual lutamos devemos impedir que atinja ao Próximo.

Aqueles que amam a Deus, certamente possuirão tais desejos.

– Verdadeira Religião 87

Oração: Toda criação entoa continuamente as Vossas glórias. Os animais e os seres do reino mineral louvam-Vos pela boca daqueles que os consideram.

– Confissões 5,1

29 de julho

Puro medo

Exatamente quando você tenta evitar o mal, você progride e começa desejar o bem. Quando começa a desejar o bem, nasce em você um medo puro.O medo que você tem de ser lançado dentro de um inferno com o diabo não é o medo puro, porque ele vem do medo da punição.

Mas quando você teme a Deus, quer agrada-Lo, abraça-Lo e não quer perde-Lo, aí você tem o medo puro.

– Sermão de 1João 9,5

Oração: Senhor, sozinho eu Vos amo, Vos sigo, Vos procuro, Sozinho, anseio ser possuído por Vós.

– Solilóquios 1,1

30 de julho
A casa comum

Vivemos na casa do bispo, como a casa mencionada nos Atos dos Apóstolos: ninguém possui nada individualmente, mas têm todas as coisas em comum.

Vendemos nossas posses e demos aos pobres para que pudéssemos viver numa casa comum. Pois Deus, que é excessivamente grande, é também comum a todos.

– Sermão 355,2

Oração: Senhor, tudo que me dais é pouco para mim. Sejai minha herança! Amo-Vos sem reservas: com todo meu coração, meu espírito, minha mente. De que me vale o resto se não Vou possuir?

– Sermão 334,3

31 de julho
Vivendo na unidade

Irmãos e irmãs, vivam juntos, em unidade, não por suas próprias forças ou méritos, mas pela graça de Deus.

Assim ocorre com o orvalho que cai do céu: ele vem de Cristo. Todos vocês, que desejam viver em unidade, precisam desse orvalho para que possam umedecer-se com ele. Caso contrário, não poderão usar seguros do que professam.

– Comentário do Salmo 132,10-11

Oração: Senhor, sois meu Salvador. Sois também o redentor daqueles que Vos procuram e se agarram a Vós.

– Comentário do Salmo 18,15