365 Dias com Santo Agostinho

Novembro

01 de novembro

Os mártires sagrados

Aqueles que proferem palavras presunçosas – verdadeiros Filisteus – não fazem parte da família de Cristo. “Quem pode igualar-se a mim? Quem ousa me atacar?” Não é essa a linguagem daqueles que se orgulham de seus próprios recursos?  O justo derrubará todos os presunçosos. Foi isso o que os mártires fizeram. Eles venceram o vil no exato momento em que este parecia vitorioso.

– Sermão 32,4

Oração: Senhor, Vós sois as delícias vitais do coração puro..

– Confissões 13,21

02 de novembro

Boa vida – morte destemida

“Preciosa e sagrada aos olhos de Deus é a morte”. Devemos encarar o mistério da morte com olhos da fé para que acreditemos no que não vemos e suportemos com coragem os males a que injustamente estamos sujeitos.

Reconhecidamente, não está em nosso poder determinar como deve nossa morte suceder. No entanto, encontra-se em nosso poder determinar como vivemos, para que possamos morrer sem temor.

– Sermão 306,2

Oração: Ó morte, quando você apoderou-se do meu Senhor,você perdeu sua ação sobre mim.

– Sermão 235,5

03 de novembro

Saúde verdadeira na imortalidade

Desde o instante do nosso nascimento, estamos sujeitos à morte. “Esta doença deverá terminar em morte”, diz o médico ao examinar o doente.

Então, quando é a verdadeira saúde alcançada? Somente quando a real imortalidade é atingida. E lá não há necessidade de alimento! Assim, não prepare seu estômago, mas seu espírito.

– Sermão 77,14

Oração: Senhor, Vós sois  aquele que cura todos os nossos males, reduzindo nosso orgulho, renovando nossa vida, dispensando o que é supérfluo. Vós preservais o estritamente necessário, restaurais o perdido e curais o corrompido.

– Combate Cristão 11,12

04 de novembro

O castigo eterno

Deus tem ameaçado os malfeitores com eternas chamas do inferno. Primeiramente compare duas coisas: o momento da morte e as punições que duram para sempre. Você teme o primeiro, mas este virá, que você queira quer não.

Você deveria, ao contrário, temer as punições eternas, as quais não virão se você não desejá-las.

– Sermão 279,9

Oração: Lembrai de mim, ó Senhor, não com cólera, mas misericordiamente!

– Comentário do Salmo 24,7

05 de novembro

Escolha não morrer para sempre

Obviamente você não escapará da morte, quer viva você bem ou mal. Mas, se você escolher viver bem nesta vida, não será atirado às punições eternas. Portanto, enquanto você ainda vive, escolha sabiamente não morrer para sempre!

Isso nos é mostrado por Cristo em sua morte e ressurreição. Morrendo, Ele mostrou o que você suportará, querendo ou não. Ressuscitando, mostrou o que você receberá caso conduza bem sua vida.

– Sermão 279,9

Oração: Ó lar feliz! Ó terra da segurança! Onde eu posso permanecer sob Vossa custódia! De onde eu não preciso partir por não haver melhor lugar que eu possa encontrar..

– Sermão 217,2-3

06 de novembro

Breve ensinamento

Aqui está um breve ensinamento: você deve compreender o que Ele dá com misericórdia quando tira com misericórdia. E ainda, não pense estar sendo negligenciado por sua misericórdia, já que Ele ou o apóia através de suas dádivas quando você está enfraquecido, ou o corrige em seu orgulho a fim de que você não pereça.

– Comentário do Salmo 144,4

Oração:  Senhor, Vós vos tornastes nosso relógio, podendo, então, encorajar e guiar Vossos filhos.

– Sermão 55,6

07 de novembro

Tema somente aquilo que você pode evitar

Diga-me agora: você vai escapar da morte por não desejar morrer? Por que você teme o que não pode evitar? Você teme o que virá ainda que você não deseje – a morte. Mas você não teme o que não virá caso você não queira – o fogo eterno!

Você não pode evitar a morte, pode apenas adiá-la. Ela virá, ainda que você relute.

– Sermão 279,9

Oração: Ó Senhor, peço-Vos que me instrua para que, através de minhas falhas, eu possa corrigir-me e procurar meu caminho. Clamo pela vida eterna!

– Comentário do Salmo 59,1

08 de novembro

A força na graça divina

Irmãos e irmãs, toda sua força reside no conhecimento de Deus e na recepção de sua graça – nos quais Davi depositou toda sua fé.

Golias, ao contrário, contou somente consigo mesmo, com sua própria força. Como todas as pessoas vaidosas, o orgulho mostrava-se em suas faces; e foi nessa face que a pedra atirada por Davi o atingiu e derrubou.

– Sermão 32,3

Oração: Sejamos gratos a Deus e expulsemos toda a ingratidão. Abandonemos toda a hostilidade e nossa vida de pecados!.

– Sermão 158,20

09 de novembro

Nós somos a Igreja

Lembramos: essa Igreja é a casa de nossas orações, mas nós somos a casa de Deus. Dessa maneira, aqui estamos sendo construídos durante nossas vidas, devendo, então, sermos dedicados todo o tempo.

Um prédio, ou melhor, a construção daquele prédio, exige árduo trabalho. A dedicação, porém, produz apenas alegria. Mas os que crêem em Cristo não constituem a casa do Senhor até estarem juntos, unidos pelo amor.

– Sermão 336,1

Oração: Não temos obedecido à nossa predestinação, temos respondido de forma hostil a Vosso chamado; pecamos e fomos absolvidos. Agradecemos a Vós..

– Sermão 158,3

10 de novembro

Aquecendo o frio

Que vocês, fervorosos em espírito, sejam incendiados com o fogo do amor. Deixem que suas vidas fulgurem com os louvores a Deus, com condutas irrepreensíveis.

Uma pessoa é quente, outra é fria. Deixem que a quente aqueça a fria.

– Sermão 234,3

Oração: Glória a Deus, à Sua misericórdia e verdade. A Verdade tomou e refrescou os olhos de nosso espírito, preparando-nos para o momento em que o encontrarmos face a face.

– Comentário do Salmo 56,17

11 de novembro

O milagre das transformações

Irmãos e irmãs, nesse debulhador o trigo pode degenerar-se em joio, o joio pode transformar-se em grão de trigo. Tais mudanças podem ocorrer diariamente.

Esta vida repleta de aflição e consolação. Diariamente, aqueles que perecem bons caem e perecem; e, assim, aqueles que pereciam maus são convertidos e vivem.

– Sermão 223,2

Oração: Rogo a vós, Deus que sois Mestre e purificador, que sejais misericordioso comigo.

– Solilóquios 1,1

12 de novembro

Auxilie o incorrigível

Indubitavelmente, ocorre com freqüência que você tenta corrigir certas pessoas depravadas e desonestas que se encontram sob seus cuidados, mas todo o seu interesse e esforço parecem ser em vão. Eles são incorrigíveis e devem ser aceitos como tais.

Tais pessoas incorrigíveis já estão na Igreja. Como, então, vocês separar-se-ão, para não serem por eles destruídos? Ao contrário, estejam juntos a eles: falem, exortem, persuadam e os corrijam.

– Comentário do Salmo 54,8

Oração: Ouvi, Senhor, a oração para que a minha alma não desfaleça sob a Vossa lei.

– Confissões 1,15

13 de novembro

Meta final

Diligentemente, Nosso Senhor manifestou em suas promessas e profecias o meio através do qual atingiríamos nossa meta final. Prometeu divindade aos seres humanos, imortalidade aos mortais, absolvição aos pecadores e aos pobres a ascensão à glória.

O que quer que Ele tenha prometido, prometeu àqueles que foram indignos. Assim, não foi um caso de recompensar aqueles que trabalham, mas uma graça sendo dada como presente, o que o próprio nome – graça – indica.

– Comentário do Salmo 110,2

Oração: Que abismo, Senhor, meu Deus, o dos Vossos profundos segredos, e quão longe deles me levaram as conseqüências dos meus delitos! Sarai os meus olhos para me alegrar com Vossa luz!.

– Confissões 11,31

14 de novembro

Seja justo

Se você quer ser verdadeiramente justo, não esteja, acima de tudo, descontente com Deus.

Se você vir o motivo de Ele ter feito o que fez, não encontre falha nele. Se o motivo escapa  a você, entenda que a coisa é feita por alguém que jamais desejou desagradar.

– Sermão 15A,7

Oração: Feliz o que vos ama, feliz o que ama o amigo em Vós, e o inimigo por amor de Vós..

– Confissões 4,9

15 de novembro

Confiança

Como vocês sabem, tal é a boa opinião que tenho de meus irmão que evito duvidar deles, pois me parece que, se os questionasse, eu pareceria suspeitar da existência de algum mal.

Por outro lado, questionando, eu estava certo de que todos aqueles que têm vivido comigo são coniventes com nossos ideais e regras de vida.

– Sermão 355,2

Oração: Vós, Senhor, sois a luz imutável que eu consulto acerca da existência, da qualidade e do valor em todas as coisas. Ouço Vossos ensinamentos e Vossas ordens.

– Confissões 11,31

16 de novembro

Cave fundo

Olhe, se você não receia, sonde seu interior. Examine-o com cuidado. Ainda lá não pulsa uma venenosa veia do devastador amor mundano?  Não está você sendo movido por desejos físicos ou enredado nas leis dos sentidos? Nunca se sente estimulado pela ostentação vazia?

Somente ao examinar cuidadosamente os recessos mais profundos e íntimos de seu ser, você poderá afirmar ser puro e cristalino.

– Sermão 348,2

Oração: Eis meu coração, Ó meu Deus, ei-lo por dentro. Reparai nestas evocações do passado, Ó esperança minha, que me limpais da imundice destas afeições, dirigindo para Vós os meus olhos e arrancando do laço os meus pés.

– Confissões 4,6

17 de novembro

A amizade é divina

Particularmente quando estou abatido pelos distúrbios do mundo, entrego-me sem reservas ao amor daqueles que me são especialmente caros.

Sei que posso seguramente confiar meus pensamentos e considerações àqueles que estão inflamados pelo amor de Cristo, tornados amigos meus. Confiando neles, não estou confiando simplesmente em outros humanos, mas no Deus que neles habita e graças a quem eles são quem são.

– Carta 73,3

Oração: Recompensai-nos, Senhor, como foi prometido, pois com seu auxílio, cumprimos o que foi por Vós ordenado.

– Sermão 31,6

18 de novembro

Uma regra de vida

Siga exemplo daqueles que persistem. Lamente aqueles que caem, a fim de que você não cresça orgulhoso. Não proclame sua retidão, mas submeta-se a Deus, que liberta você da culpa.

Perdoe o pecado dos outros e reze por você mesmo. Evite quedas futuras sendo vigilante; apague as passadas peã confissão.

– Sagrada Virgindade 52,53

Oração: Agi, despertai-nos e chamai-nos, Senhor! Vinde abrasar-nos e arrebatai nossos espíritos, inflamando-os e enchendo-os de doçura.

– Confissões 8,4

19 de novembro

A cidade de Deus

Sabe-se que a origem da cidade de Deus vem de Abel, assim como a do mal vem de Caim. É, portanto, uma cidade antiga a de Deus: durável na Terra e sempre aspirando aos Céus. Seu nome é Jerusalém e também Sion.

– Comentário do Salmo 142,2

Oração: Escutai a minha alma, Senhor, e tende piedade de mim, Ó meu Deus, que sois a luz dos cegos, a força dos enfermos e, simultaneamente, luz dos que vêem e força dos fortes. Escutai minha alma, ouvi-a enquanto proclama do mais profundo abismo em que se encontra.

– Confissões 11,2

20 de novembro

Liberdade e servidão

Nós primeiro devemos conhecer nosso cativeiro, depois nossa libertação: devemos conhecer Babilônia e Jerusalém, duas cidades inscritas no texto bíblico.

Elas foram fundadas para simbolizar aquelas duas “cidades” que começaram em um passado distante e que continuarão até o final dos tempos.

– Comentário do Salmo 64,1-2

Oração: Senhor, enquanto eu carregar e mover este corpo, desejo ser puro, generoso, justo e prudente. Possa eu amar-Vos com grandiosidade para habitar Vosso Reino Sagrado.

– Solilóquios 1,1

21 de novembro

Pai e juiz

Que benefício há em possuir saúde e laços de sangue se nós voluntariamente rejeitamos a eterna herança de Cristo? E esta opinião não é minha.

Vem das palavras de Deus Todo-Poderoso: Aqueles que O rejeitam nesse mundo como Pai O encontrarão no futuro como juiz!

– Carta 52,4

Oração: Ó, Senhor, livrai nossas bocas de proferir futilidades. Fazei-nos felizes em Vós, para que não nos percamos..

– Sermão 113,6

22 de novembro

Lamento pela Pátria

Agora vamos ouvir, irmãos e ormãs, vamos ouvir e cantar.lamentemos pela cidade da qual somos cidadãos. Já arremessamos, como uma âncora, nossa esperança naquela costa…

Eu canto com meu coração, não com meu corpo. Os cidadãos de Babilônia ouvem o som do corpo; o fundador de Jerusalém ouve o tom do coração.

– Comentário do Salmo 64,3

Oração: Apesar de termos nos precipitado do nosso bem, não temos receio de não encontra-lo quando voltarmos; porque, na nossa ausência, não desaba a nossa morada – a Vossa Eternidade.

– Confissões 4,16

23 de novembro

Cristo instrui-no em silêncio

Entre em seu coração, como o disse o profeta Isaías. Caso tenha fé, lá você encontrará Cristo. Lá Ele fala a você.

Eu, o pregador, devo elevar minha voz quando falo a você. Mas Cristo o instrui mais efetivamente em silêncio.

– Sermão 102,2

Oração: Falai ao meu coração a linguagem da Verdade, pois só Vós assim falais. Entrarei no recinto do coração e cantar-Vos-ei hinos de amor, soluçando inefáveis gemidos, neste lugar do meu desterro.

– Confissões 12,16

24 de novembro

Um médico que não cobra

Deus enviou à raça humana um homem que cura, um salvador, alguém que cura sem exigir gratificação. Cristo também veio para recompensar aqueles por Ele curados. E o presente que ele dá é Ele mesmo!

– Sermão 156,2

Oração: Vós, Senhor, podeis julgar-me, porque ninguém conhece o que se passa num homem, senão o seu espírito, que nele reside. Há, porém, coisas do homem que nem sequer o espírito que nele habita conhece. Mas Vós, Senhor, que o criastes, sabeis todas as suas coisas.

– Confissões 10,4

25 de novembro

Nosso juiz

Tenho certeza de que Aquele que é, agora, nosso advogado de defesa, será nosso juiz. É possível que O tenhamos como nosso defensor e que O tenhamos como juiz?

Não! Já que totalmente confiantes O elegemos para nos defender, preservemos nossa esperança nEle quando vier julgar-nos.

– Sermão 213,5

Oração: Quero a Vós, Ó Justiça e Inocência tão bela e tão formosa, como puros resplendores. Em Vós há grande tranqüilidade de vida imperturbável.

– Confissões 2,10

26 de novembro

Amemos a vida eterna

Amemos a vida eterna. Aprendamos o quanto devemos lutar em busca da vida eterna, tal como aqueles que amam a laboriosa vida presente lutam para preservá-la.

Tanto trabalho, tanta luta, tanto gasto, tanta importância, tanta atenção e tanto cuidado são despendidos para que alguém possa viver um pouco mais. O que, então pode ser feito para que tal pessoa viva para sempre!

– Sermão 213,5

Oração: Não me apartarei de Vós, enquanto não me reunirdes todas as partes do meu ser, dispersas e deformadas, para que assim, Ó meu Deus e misericórdia minha, me conformeis e estabeleçais na paz desta mãe tão amada – a Jerusalém celeste.

– Confissões 2,10

27 de novembro

A eterna Jerusalém das alturas

A Jerusalém “das alturas” é eterna, mas a que existiu na terra foi somente uma sombra da outra. A terrena conservou-se durante o tempo em que o Messias foi mencionado; a outra desfruta a eternidade.

Durante esta vida, estamos exilados dessa Jerusalém das alturas.

– Comentário do Salmo 125,1

Oração: Recordarei Jerusalém, minha Pátria e Mãe, onde estão as primícias do meu espírito e donde me vêm estas certezas.

– Confissões 12,16

28 de novembro

Tempo de misericórdia

Agora é tempo de misericórdia para que nos corrijamos. O tempo do julgamento ainda não veio. Não há necessidade de desespero.

Devido aos nossos humanos, perdoáveis e mais triviais pecados, Deus estabeleceu na Igreja um tempo para os pedidos de misericórdia. Temos um remédio diário quando dizemos “Perdoais as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido”, para que possamos participar do corpo e Sangue de Cristo.

– Sermão 17,5

Oração: Rejubilai-nos, Ó Senhor, com a visão e o conhecimento de Cristo, Vosso Filho.

– Comentário do Salmo 84,9

29 de novembro

A vinda do Senhor

Meus irmãos e irmãs, acredito firmemente no que vocês acreditam: que Cristo retornará. O que importa quando? Prepare-se para sua chegada.

Viva como se ele viesse hoje e você não temerá sua vinda.

– Sermão 265,3-4

Oração: Amo-Vos, Senhor, com sinceridade, pois jamais encontrarei algo valoroso do que Vós. Desejo ver Vossa face e persistirei em realizar tal intento.

– Comentário do Salmo 26,8

30 de novembro

Cristo fez-nos belos

Com todo nosso fôlego, ansiamos por Cristo. Ele é o Desejado, o mais belo de todos.

Cristo amou-nos em nossa falta de beleza para nos fazer belos como Ele.

– Sermão de João 10,13

Oração: Não me julgai, Ó Senhor, meu Deus. Sou apenas um servo Vosso, aguardando Vossa Misericórdia e procurando pela paz.

– Comentário do Salmo 142,6